Perguntas frequentes

Quando a varicocele precisa ser tratada?

Ela deve ser tratada quanto afeta a fertilidade masculina. Quando diagnosticada, deve-se solicitar a coleta de sêmen para realização do espermograma, que avalia a quantidade e a qualidade dos espermatozoides.

Portanto, homens que têm varicocele diagnosticada no exame físico e alteração no espermograma têm indicação para o tratamento cirúrgico.

Como é o pós operatório?

O paciente geralmente tem alta no mesmo dia. Entre os cuidados, destacam-se:

  • Primeiro curativo deve ficar por 48 horas
  • Não dirigir por no mínimo 3 dias
  • Atividades físicas só podem ser retomadas 30 dias depois e a atividade sexual 7 dias após a cirurgia
  • O retorno ao trabalho será decidido depois da primeira inspeção médica
  • As medicações para dor e antibióticos são mantidas por 7 a 14 dias

O tratamento pode ser realizado em conjunto com a fertilização in vitro?

Sim, pode ser feito como uma tentativa antes da fertilização, ou mesmo durante. O tratamento da varicocele deve ser encarado como um cuidado da saúde do homem, precisa ser sempre alinhado com a equipe de ginecologia que cuida do casal, de maneira harmoniosa e transparente.

Após a cirurgia o espermograma melhora?

Sim, em até 70% dos casos há melhora no exame de espermograma. As taxas de gravidez também são mais altas em homens inférteis operados de varicocele, quando comparamos com os não operados. Mais importante do que isso, ou seja, além de possibilitar o restabelecimento da fertilidade do homem, também previne e preserva a saúde testicular, pois a varicocele é uma doença que irá progredir com o tempo, levando em muitos casos à atrofia testicular.

É preciso tratar a varicocele na adolescência?

Em adolescentes a presença de varicocele levanta preocupação acerca do efeito a longo prazo desta patologia na função testicular. O importante é fazer o acompanhamento do problema com avaliação urológica, ultrassom e espermograma.

Se houver algum sinal de comprometimento da função testicular, seja por redução do volume de um dos testículos ou queda na qualidade do espermograma, está indicado o tratamento cirúrgico.