Medicina Personalizada

Divulgar o que tem sido feito no campo da Medicina Personalizada é parte da agenda do Instituto Lado a Lado. Os avanços nessa área são significativos e já é consenso que os mesmos protocolos, as mesmas medicações não necessariamente terão os mesmos efeitos em pacientes com perfis e características aparentemente similares.

O diagnóstico preciso a partir de exames farmacogenéticos e os tratamentos definidos com base nas informações genéticas de cada paciente não só trazem melhores resultados como, no longo prazo, reduzirão os investimentos necessários para o tratamento de doenças como o câncer, por exemplo.

Não há dúvida de que a Medicina Personalizada transformará o cenário da saúde no Brasil, não somente no que se refere ao Sistema Único de Saúde (SUS), como também no impacto que terá para a viabilidade econômica dos planos de saúde e nas decisões de investimentos em P&D que a indústria farmacêutica e de equipamentos fará.

A Medicina Personalizada pode ser uma luz. E o papel do Instituto Lado a Lado é acionar o interruptor. Só assim, conseguiremos influenciar positivamente o cenário da saúde no Brasil, levando informação de qualidade para profissionais do setor, representantes do Governo e cidadãos, contribuindo para a conscientização e o engajamento de cada um desses agentes nas definições de políticas públicas, no gerenciamento da saúde e na busca dos direitos individuais e coletivos.

Marlene Oliveira

Presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida