#SigaSeuCoracao

A quantidade de vítimas das doenças cardiovasculares é alarmante. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que cerca de 17,7 milhões de pessoas morreram por essa doença somente em 2015, no mundo.

No Brasil, segundo o Cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), só em 2020, até o dia 20 de setembro, já morreram mais de 291 mil pessoas. São mais de 1.100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 90 segundos.

De acordo com a SBC, as doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que todos os tipos de câncer juntos; três vezes mais que todas as causas externas (acidentes e violência); três vezes mais que as doenças respiratórias e seis vezes mais que todas as infecções, incluindo a AIDS.

Ainda segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia estima-se que, ao final de 2020, quase 400 mil brasileiros morrerão por doenças do coração e da circulação. Esses números poderiam ser evitados, ou postergados, com cuidados preventivos e medidas terapêuticas. A prevenção e os tratamentos adequados podem reverter essa situação alarmante. 

Frente a gravidade dessas doenças, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) criou, em 2014, a campanha Siga seu Coração. O objetivo é alertar à população sobre as doenças do coração, as formas de prevenção, a importância da detecção precoce e da adesão ao tratamento. Infarto, AVC e Insuficiência Cardíaca são as principais causas de mortes não só no Brasil, mas no mundo. Diante disso, é necessário discutir o assunto.

O Instituto Lado a Lado pela Vida é a primeira e única organização social no Brasil que atua simultaneamente com doenças cardiovasculares e oncológicas. Por meio de ações e fóruns de discussão reúne grandes especialistas e representantes governamentais para debaterem e, principalmente, apresentarem possíveis caminhos e possibilidades para melhorar esse cenário no Brasil.

 

Nesses anos, o movimento ampliou seu alcance e intensificou suas ações, realizando uma extensa programação por todo o Brasil. A mobilização acontece durante o ano inteiro e se intensifica durante o Setembro Vermelho, com ações dedicadas à adoção de um estilo de vida mais saudável.

 

Iluminações