Comitê Científico

Conheça os renomados especialistas voluntários que integram o board científico do Instituto Lado a Lado Pela Vida, importantes parceiros na criação de conteúdo de qualidade e para o sucesso de campanhas e iniciativas.

Chefe do serviço de urologia do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia. P professor do corpo permanente da Pós-Graduação em Medicina, Livre-Docente/Adjunto, Chefe e Coordenador de Urologia da Universidade Federal da Bahia e Professor Adjunto da Escola Bahiana de Medicina. Graduado em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1992). Fellowship em Urologia Pediátrica na Wayne State University (Detroit-Michigan). Doutorado em Medicina (Urologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2000). Membro titular da Academia de Medicina da Bahia - cadeira 28 (2014). Pesquisador nível 2 do CNPq.

Chefe cirúrgico da enfermaria da Unidade de Transplante Renal, Hospital das Clínicas, FMUSP. Atua em clínica de Urologia desde 2002. Coordenador da Escola Superior de Urologia, Sociedade Brasileira de Urologia biênio 2016-17. Graduação acadêmica na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP - 1996). Visiting Resident Mayo Clinic, Jacksonville, Florida (2000). Residência em Cirurgia Geral e Urologia pela FMUSP (2001). Doutorado pela FMUSP (2005).

Urologista da Unidade de Video-Urodinâmica do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre. Membro Titular da SBU. Membro do Comitê de Promoção da Neurourologia da Sociedade Internacional de Continência (ICS). Secretário de Relações Internacionais da International Neuro-Urology Society (INUS). Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Pelotas - RS (2003). Mestre em Ciências da Saúde pela UFCSPA, EAU Clinical Fellowship em Neurourologia - Universidade de Innsbruck / Áustria. Especialização em Cirurgia Geral no Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre (2004-2006) e em Urologia no Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre / UFCSPA (2006-2009)

 

Chefe do Departamento de Urologia do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Capítulo São Paulo. Urologista da Equipe de Transplante de Rim do Hospital Israelita Albert Einstein. Professor Afiliado de Urologia da Faculdade de Medicina do ABC. Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC (2003). Residência em Cirurgia Geral na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Urologia na Faculdade de Medicina do ABC. Fellow em Uro-oncologia no Mount Sinai Hospital/University of Toronto (2010). Aperfeiçoamento em cirurgia minimamente invasiva no Denver Health Medical Center (2011).

Responsável pela unidade de Urodinâmica do Hospital Albert Einstein e pelo setor de Urologia Feminina e Urodinâmica do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Especialista no tratamento de incontinência urinária: realizou residência em cirurgia-geral e urologia no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Cursou fellowship em urologia feminina e urodinâmica na Columbia University, em Nova York e realizou doutorado em urologia pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Atua na Sociedade Brasileira de Urologia como chefe do departamento de Urologia Feminina. SITE: http://www.drluisrios.com.br

 

Urologista, Chefe de Clínica e Coordenador dos três Serviços de Urologia da Fundação do ABC. Chefe do grupo de pesquisa em Disfunções da Micção da Faculdade de Medicina do ABC

 

Urologista do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus da Pref. de SP. Médica credenciada como urologista nos Hospitais Sirio-Libanês, Oswaldo Cruz, Nove de Julho, Samaritano e São Luiz na cidade de São Paulo. Residência Médica em Cirurgia Geral e Urologia pela Disciplina de Urologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Especialista pela SBU. Fellow em Urologia Pediátrica pela Universidade de Minnesota (EUA) (1986-87). Treinamento em ESWL pela Universidade de Minnesota (1987) Mestrado em Urologia pelo Departamento de Urologia FMUSP (1988 a 1993).

Professor Doutor da Disciplina de Urologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Chefe do Setor de Disfunções Sexuais da Unifesp. Presidente eleito da Sociedade Brasileira de Urologia para o biênio 2016-2017. Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia Seccional São Paulo Biênio 2010 - 2011. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1984). Mestrado em Medicina (Urologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1993) e Doutorado em Medicina (Urologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1997).

Professor livre-docente da Divisão de Urologia da FMUSP

Doutor em Urologia pela Faculdade de Medicina da USP. Membro da Sociedade Internacional de Incontinência. Diretor do Setor de Neurourologia do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. SITE: http://www.drpaulorodrigues.com.br

Urologista, atuando em Urologia Oncológica no Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes do Hospital São José/Beneficência Portuguesa de São Paulo. Aprimoramento em Cirurgia Uro-Oncológica no Hospital de Câncer de Barretos (Fundação Pio XII - 2009 a 2012). Doutor em Urologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, desenvolvendo estudo na área de Litíase Urinária (2007-2011), fruto da experiência iniciada no Serviço de Urologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, onde foi médico-assistente entre 2005 e 2009.

Presidente da SBU no biênio 2012/2013. Doutor em cirurgia pela Unicamp. Ex Assistant Etranger na Universidade Louis Pasteur, França. Diretor da Clínica Integra, em Bauru (SP), e autor do livro "A fragilidade do sexo forte". SITE: http://www.integrabauru.com.br

 

Médico Oncologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Especialista em Radioterapia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. Ex-estagiário no Departamento de Oncologia e Radioterapia do Charles Sammons Cancer Center Baylor Hospital-Dallas/USA. Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975).

 

Médica psiquiatra. Doutora e Livre-Docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde fez Residência em Psiquiatria. Pertence ao quadro de professores do Departamento de Psiquiatria desta Faculdade. Fundou e é Coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. Orientadora de mestrado e doutorado e responsável pelo Curso de Pós-Graduação lato sensu da FMUSP "Especialização em Sexualidade Humana". Membro do Psychological and Interpersonal Dimensions of Sexual Function and Dysfunction Committee da International Society for Sexual Medicine.

 

Formada em psicologia pela USP e pós-graduada em psicologia clínica, com especialização em Gestão e Facilitação de Processos de grupos pela Adigo. Formada em Coaching Integrativo e Business Coaching pela Metaphorum International. SITE: http://www.consultoriaeh.com.br

 Pesquisadora Científica (Pq-IV) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Linha de Pesquisa com ênfase nos efeitos da poluição do ar e drogas de abuso sobre a saúde humana. Pesquisadora do Instituto Nacional de Análise Integrada de Risco Ambiental. Experiência didática em Histologia, Biologia Celular e Patologia Geral e Toxicológica.

Médico Oncologista Clínico com residência em Cancerologia Clínica no Hospital das Clínicas da USP, em Ribeirão Preto e Doutorado pela FMRP USP. Membro da American Society of Clinical Oncology, da European Society for Medical Oncology e da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. Atua como Oncologista Clínico do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo no Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes (Hospital São José e Hospital São Joaquim) e no Centro Paraibano de Oncologia.

 

Formado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública- Salvador, Bahia. Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro. Oncologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Membro da ASCO, AACR, IASLC.

Oncologista Clínica -Mestre e Doutora em Oncologia Titular do Departamento de Oncogenética e do Departamento de Oncologia Clínica- AC Camargo câncer Center.

Oncologista clínica, fez residência em oncologia clínica pelo hospital AC Camargo. Foi do corpo clínico do Hospital São José/ Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes. Atualmente fellow de oncoginecologia do hospital Md Anderson em Houston/EUA.

Médico Oncologista Clínico do Instituto Onco-Vida de Brasília/DF. Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital Regional do Gama - Fundação Hospitalar do Distrito Federal. Residência Médica em Oncologia Clínica pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo - IAMSPE. Membro do LACOG (Grupo Cooperativo de Oncologia da América Latina). Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). Membro da Sociedade Americana de Oncologia (ASCO).

Graduação Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. Residência de Clínica Médica Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo; Residência em Oncologia Clínica no Hospital Sírio-Libanês. Observership no Sylvester Comprehensive Cancer Center, University of Miami. Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês e atualmente Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes da beneficência Portuguesa de São Paulo. Possui vários artigos publicados e redigiu capítulos de livros da área médica.

Chefe da Oncologia Clínica do Centro de Oncologia da Beneficência Portuguesa de São Paulo e Membro do Comitê Gestor de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein. Ex-membro Integrante do Centro de Oncologia e Coordenador do Programa de Residência de Oncologia Clínica do Hospital Sírio-Libanês. Doutor em Urologia pela FMUSP. Ex-Clinical Fellow of Medical Oncology, Memorial Sloan-Kettering Cancer Center de New York. Membro associado do American Cancer Society. Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Realizou residência em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Médico Oncologista da Clínica de Oncologia Médica. Coordenador do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Diretor Científico da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos, São Paulo/SP. Especialista em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e em Cancerologia pela Associação Médica Brasileira. Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1984). Mestre em Oncologia Molecular pelo Centro de Investigaciones Oncológicas de Madri, Espanha.

 

Médico oncologista, titular e Coordenador do Serviço de Segunda Opinião em Oncologia do Centro Oncológico Antonio Ermírio de Moraes Hospital São José - Beneficência Portuguesa de São Paulo. Graduado em Medicina pela UNICAMP. Especialização em Clínica Médica e Oncologia Clínica pela UNICAMP. Título de Especialista em Cancerologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Cancerologia - SBC. Pós-Gradução em Oncologia Clínica pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein/Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Membro da American Society of Clinical Oncology, International Association for the Study of Lung Cancer (IASLC).

 

Coordenadora do Departamento de Saúde e Performance da Associação Atlética Ponte Preta, Associação Paralímpica de Campinas no Projeto CTEPCR/Natação e da Seleção Brasileira de Basquete e Goal Ball, desportos Olímpico e Paralímpico. Integrante da Equipe Científica do Armwrestling Scientific Comitee da World Armwreslting Federation. Diretora do GRUPO MINIAN-Educação para a Qualidade de Vida. Membro do GEPEN - Grupo de Estudos em Psicologia e Neurociências - FEF/Unicamp. Graduada em Nutrição pela Universidade São Camilo (1991). Possui Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp/EPM (1994) e Mestrado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2006).

 

Mastologista do Hospital São José e Beneficência Portuguesa de São Paulo

Cirurgião Ginecológico do Centro de Oncologia Albert Einstein. Doutor em Medicina pela Disciplina de Ginecologia Oncológica da Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP

Prof. Associado do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Livre docente, Doutor e Mestre em Cirurgia pela FMUSP.

 

Fisioterapeuta graduada pela ESEHA- 2001. Fisioterapeuta da Clínica Escola Unibenett (2004-2007); Responsável Técnico da Clínica SALUTAIRE. Especialista em Saúde da Mulher (COFFITO); Especialista em Fisioterapia Pélvica;Formação em Reeducação Postural Global (RPG). Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher - ABRAFISM. Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Pélvica (ABFP). Membro da Sociedade Internacional de Medicina Sexual (ISSM). Idealizadora do canal Mônica Lopes, muito prazer (Youtube) e autora do Blog Fisioterapia na Saúde Íntima e Sexualidade Feminina.

 

Mestre em Reabilitação do Assoalho Pélvico pela Universidade de Barcelona (2010), Mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2015). Membro do Comitê de Fisioterapia da Sociedade Internacional de Continência (ICS), Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher (ABRAFISM). Especialista em Fisioterapia na Saúde da Mulher/Coffito 2015. Especialista em Sexualidade Humana (SBRASH). Coordenadora da pós graduação de Fisioterapia Pélvica da Faculdade Inspirar Porto Alegre e Cuiabá). Autora do blog mundodoassoalhopelvico.com.

 

Fisioterapeuta, Mestre em Ciências da Saúde pela Disciplina de Urologia da UNIFESP- São Paulo. Especialista em Biofeedback  eletromiográfico aplicado às Disfunções Pélvicas pelo BCIA (EUA). Instrutora do Curso Internacional de Biofeedback Eletromiografico aplicado às Disfunções  Miccionais e Pélvicas  do BFE. Criadora e Mediadora do Journal Club Online de Disfunções Pélvicas. Fisioterapeuta pesquisadora do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 

Coordenadora de Enfermagem do Centro Avançado de Oncologia do Hospital São Jose - Beneficência Portuguesa - SP. Pesquisadora atuante na área oncológica com ênfase em controle da dor e quimioterapia. Graduada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1996). Bolsista FAPESP de 1995-1996; Especialista em Administração Hospital pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (2002). Especialista em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica (2006 - prova de título).

Enfermeira Oncologista. Trabalha como Enfermeira de Práticas Avançadas em Oncologia no Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes - Beneficência Portuguesa de São Paulo. Assistência especializada em Oncologia junto à equipe médica, consultoria e ministração de aulas para indústrias farmacêuticas na Onconurse. Graduada pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2002); Residência em Enfermagem Oncológica pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2004).

Médica dermatologista formada pelo Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em 2014. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Membro da International Dermoscopy Society. Médica preceptora dos residentes do Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2014- 2015). Graduada na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo- FMUSP (2005-2010).

Professor Associado do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da USP. Diretor da Unidade Clínica de Lípides do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Assessor Científico de Centro de Medicina Preventiva do Hospital Israelita Albert Einstein. Presidente Eleito da Sociedade Internacional de Aterosclerose-IAS (2018-2021). Graduado em Medicina (1986) pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, Mestrado (1995) e Doutorado (1999) em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Livre-Docente pelo Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da USP.

Conselheiro científico da campanha Siga seu Coração e Tome Uma Atitude; Graduado pela Faculdade de Medicina da USP; Residência em cirurgia geral e cardíaca no hospital das Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Livre Docente e Professor Titular pela Faculdade de Medicina da USP; Diretor da Divisão Cirúrgica e Presidente do Conselho Diretor (Diretor Geral ) do Instituto do Coração (InCor); Professor emérito e sênior da Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo

Especialista em cardiologia com atuação em Hemodinâmica e cardiologia intervencionista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB). Fellow da Sociedade Europeia de Cardiologia. Doutorando em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em Portugal. É Diretor do Departamento de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (Cardiocenter) do Hospital Alberto Urquiza Wanderley (Unimed João Pessoa). 1º Secretário do CRM-PB e Diretor da Sociedade Brasileira de Hemodinamica e Cardiologia Intervencionista, da qual já exerceu a presidência no biênio 2012/2013.

Médico Cardiologista Intervencionista, Doutor em Medicina pela UNIFESP, Fellow do American College of Cardiology (ACC), Fellow da The Society for Cardiovascular Angiography and Interventions (SCAI). Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista (SBCI) gestão 2016-2017. Diretor da Angiocardio coordenando os serviços de Hemodinâmica dos Hospitais Bandeirantes e Leforte em São Paulo. É Editor Associado da Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva.

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1986), possui título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia / Associação Médica Brasileira (2001) e Doutorado em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2003). Desenvolve o Pós-Doutorado no Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP. Agraciado em 2013 com o título de Fellow da European Society of Cardiology. Editor da atual V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose.

Doutor em Cardiologia pela EPM/UNIFESP (1994). Research Fellow of The Mount Sinai School of Medicine -NYU-USA (1995/96). Médico assistente da Disciplina de Cardiologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP (a partir de 1997).  Coordenador do Setor de Lípides, Aterosclerose e Biologia Vascular (a partir de 1998). Livre Docente pela EPM/UNIFESP (2002). Professor Afiliado da EPM/UNIFESP (a partir de 2006). Pesquisador Nível 1D do CNPq (a partir de 2011). Autor de 21 livros em cardiologia. Autor ou co-autor de mais de 130 publicações em revistas de seletiva política editorial.

Graduado em Medicina pela UFB (1992), com Residência em Medicina Interna e em Cardiologia (1993-1996), Doutorado em Medicina (1996-1999) e Livre Docência em Cardiologia (2008) na Faculdade de Medicina da USP. Pós-doutorado (2000-2003) na Universidade de Paris VI, com período intersticial no Laboratório de Biologia Celular do Children's Hospital of Philadelphia, Pensilvania, EUA. Participa de organizações e faculdades como a UNICAMP, Comitê Executivo da Regional das Américas da International Atherosclerosis Society e Universita' degli Studi di Parma.

Professor de cardiologia da Faculdade de Medicina do ABC, médico do setor de Ergometria e Reabilitação do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, coordenador do Laboratório de avaliação Cardiopulmonar da Seção de Reabilitação do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e chefe do serviço de ergometria do Instituto de Cardiologia de São Paulo.

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro (1987). Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (2005). Médico da Seção Médica de Coronariopatia do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Diretor Clínico do Hospital Oswaldo Cruz. Pesquisador da USP. Docente da Universidade de Santo Amaro. Presidente de Honra da Sociedade das Ligas de Cardiologia Gestão 2010/2011. Responsável pela Disciplina de Genoma, Transcriptoma e Proteoma Aplicado a Cardiologia no Programa de Pós-Graduação: Medicina/ Tecnologia e Intervenção em Cardiologia da USP/IDPC de 2009 a 2014.