Perguntas frequentes

Quando devo procurar um médico?

Quando apresentar incômodo ao urinar, desconforto na região dos testículos, febre, secreção uretral. Nestes casos, é recomendada uma consulta com urologista.

A prostatite pode virar câncer?

Não. A prostatite é uma doença benigna da próstata.

Qual a diferença entre prostatite e Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)?

A protstatite, na maioria dos casos, é causada por uma infecção bacteriana, de vírus ou fungos. Já a HPB é o crescimento da glândula prostática em decorrência da proliferação celular (hiperplasia das células do estroma e do epitélio). Qualquer homem a partir dos 40 anos pode ser acometido por essa doença.

A prostatite pode afetar a ereção?

A próstata nada tem a ver com a função sexual, e sim com a função reprodutiva. O nervo da ereção que passa do lado da próstata raramente é afetado, mesmo quando existe uma doença nessa glândula.

A prostatite pode afetar a fertilidade?

Apesar de inúmeros estudos, a relação entre prostatite e infertilidade ainda é inconclusiva. Dados apontam que na prostatite bacteriana crônica as células reprodutivas não são expostas a uma quantidade de bactérias suficiente para causar dano direto a elas; muitos médicos, no entanto, acreditam que as disfunções na produção do líquido prostático, comum no quadro de prostatite bacteriana crônica, levam a efeitos nocivos às células reprodutivas, o que pode causar infertilidade.