O que é

Advocacy é a atuação que realizamos junto aos pacientes e ao Poder Público para que questões como o acesso aos tratamentos, novas tecnologias e educação em saúde na ponta possam acontecer.

O foco em Advocacy continua centrado em nossa missão: humanização da saúde e envolve o desafio de ajudar o paciente a viver melhor, ter voz ativa e ser ouvido em suas necessidades. Envolve ações de educação, conscientização sobre a doença, além de esclarecimento sobre os seus direitos e deveres. Esta é uma das missões do Instituto Lado a Lado pela Vida.

Advocacy é a atuação que realizamos junto aos pacientes e ao Poder Público para que questões como o acesso aos tratamentos, novas tecnologias e educação em saúde na ponta possam acontecer. Fazer com que as pessoas tenham informação suficiente para sentir-se empoderadas na luta pelo que elas precisam naquele momento significa garantir a sua saúde.

Mas praticar “Advocacy” vai além. Envolve unir a população como um todo, a classe médica, os agentes da saúde, a iniciativa privada e o Poder Público para, juntos, buscar soluções para as inúmeras questões que necessitam de atenção na área de saúde.

Pensando em cada stakeholder envolvido no processo de Advocacy, temos um processo definido que vai desde abrir a comunicação entre as necessidades dos pacientes e o Poder Público, de forma que possamos juntos oferecer o melhor cuidado para estas pessoas.

Utilizamos ainda a realização de pesquisas, que servem para identificar falhas que impactam o gerenciamento da saúde pelo próprio paciente, além da divulgação de novos estudos e tecnologias. Tudo isso traduzido em eventos, debates, entre outras ações estratégicas que envolvem também os aspectos sociais, ambientais e culturais que não podem deixar de ser levados em conta.

Além das campanhas educativas e ações que desenvolvemos, atuamos com Advocacy para garantir que o cidadão seja empoderado em toda a sua jornada, desde a prevenção, diagnóstico precoce, o estabelecimento de linhas de cuidados para todas as etapas do processo de tratamento, o acesso e a adesão do paciente.