O que é

Imagine não poder realizar atividades simples, como passear, participar de uma reunião de trabalho ou ir ao cinema sem se preocupar se há um banheiro por perto? Isso acontece diariamente com cerca de 5% da população mundial e 10 milhões de brasileiros que possuem incontinência urinária (IU). Estudos comprovam que essa condição prejudica muitas pessoas, pois afeta diretamente o convívio social.

A incontinência urinária é a perda súbita de urina de forma involuntária pela uretra. A condição acontece também quando há pequenos escapes diários, não apenas perda grande e incontrolável de urina.

Embora, seja comum em ambos os sexos, pesquisas demonstram que as mulheres tenham mais IU, sendo que cerca de 40% delas acima de 50 anos têm perda de urina.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, afeta cerca de 5% dos homens que realizam a cirurgia de retirada de próstata (prostatectomia). Além disso, com o passar da idade, ocorre diminuição da força da contração muscular pélvica, o que torna muitos idosos incontinentes.

A Campanha Xi... Escapou

Para ajudar a reverter o quadro da incontinência urinária no Brasil e alertar a população sobre a condição, o Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Bigfral, lançou o programa nacional Xi... Escapou.

O objetivo é divulgar a IU para que as pessoas informem-se sobre a condição, conheçam os sintomas, procurem ajuda médica, tenham consciência sobre os tipos de tratamento, saibam a melhor forma de conviver com a situação e ampliem o alcance da conscientização da prevenção.

Para isso, são realizadas diversas ações em empresas, hospitais e locais de grande circulação de pessoas, como palestras, aulas sobre exercícios do assoalho pélvico e atividades lúdicas, além de informações nas mídias digitais, como fanpage e site .