Perguntas frequentes

HPB é um tipo de câncer?

Não. A hiperplasia prostática benigna é um tumor benigno, pode abrigar no seu interior células malignas, mas dificilmente torna-se câncer.

Qual a idade mais comum de seu surgimento?

A HPB é mais comum em homens acima de 50 anos de idade. Os sintomas afetam a qualidade de vida por interferir nas atividades diárias e no padrão do sono. Estima-se que a partir dos 60 anos de idade, 50% dos homens vão apresentar algum grau de hiperplasia, aos 85 anos, esse número sobe para 90%. Mas somente metade dos indivíduos que tem diagnóstico vai ter manifestações dos sintomas.

O que determina o crescimento da próstata?

A próstata começa a se desenvolver no período fetal. Mas só volta a crescer na adolescência devido à testosterona. Na idade adulta, quando se instala um processo de hiperplasia, ocorre influência da testosterona e de fatores de crescimento.

A apresentação dos sintomas é proporcional ao tamanho da próstata?

Não há relação entre o volume prostático e a intensidade dos sintomas. Alguns homens podem ter a próstata bastante alterada e não apresentarem sintomas significativos. Em outros casos, a próstata pode estar normal e a pessoa sentir algum desconforto.