O que é

A hiperplasia prostática benigna (HPB) caracteriza-se pelo aumento benigno (que não é capaz de provocar metástase) da próstata. Esta é uma condição bastante comum, que atinge cerca de 25% dos homens acima de 50 anos de idade. Após os 80 anos, sua taxa de incidência pode chegar a 90%.

O HPB não é um tipo de câncer e não aumenta as chances de desenvolvimento de tumores. Entretanto, a glândula da próstata pode crescer bastante a ponto de pressionar a uretra e dificultar a passagem da urina. 

Esta retenção urinária pode gerar infecções urinárias ou generalizada ou até mesmo causar paralisação dos rins. Além disso, o jato de urina pode ficar mais fraco ou o homem pode sentir dificuldade para esvaziar a bexiga.

As causas da hiperplasia prostática benigna ainda não são conhecidas, mas estudos indicam que o envelhecimento causa mudanças nos hormônios sexuais que podem causar o aumento da glândula.

Qual é o tamanho da próstata?

A principal função da próstata é produzir a maior parte do fluido que transporta o esperma durante o ato sexual.  Na fase adulta, ela tem o tamanho de uma castanha (de 15 a 20 gramas). 

O crescimento desta glândula continua durante toda a vida e varia de um homem para outro. Geralmente, após os 50 anos de idade, há uma aceleração maior no crescimento.