Glossário

GÂNGLIOS LINFÁTICOS (LINFONODOS)

São órgãos que consistem de vários tipos de células e são partes do sistema linfático, responsável pela defesa do organismo. Quando aumentados, são popularmente chamados de "ínguas". As localizações mais conhecidas dos linfonodos são o pescoço, axilas e virilhas. Contudo, existem também linfonodos em diversas outras localidades, como acima das clavículas, no mediastino, no abdômen e na pelve.

GENES

Genes são porções de DNA que apresentam as informações necessárias para que ocorra a síntese de uma molécula de RNA mensageiro e de uma proteína. Eles são responsáveis por carregar as informações necessárias para que nossas características se expressem. Ao conjunto de genes de um organismo vivo dá-se o nome de genoma, ou material genético. Por sua vez, essa proteína específica poderá exercer diversas funções, entre as quais:

GLIOBLASTOMA MULTIFORME

O glioblastoma multiforme (GBM) é o tumor cerebral mais comum. O GBM é um subtipo de astrocitoma com crescimento rápido. Em geral o tratamento do GBM envolve a cirurgia, seguida de radioterapia e quimioterapia. 

GLÓBULOS BRANCOS (LEUCÓCITOS)

Os glóbulos brancos ou leucócitos atuam na defesa do organismo (sistema imunológico) agindo contra infecções, doenças, alergias, resfriados. Em algumas ocasiões podem atacar os tecidos do próprio corpo, originando doenças autoimunes. São produzidos pela medula óssea.

GLÓBULOS VERMELHOS

Veja hemácias.

GRANULOCITOSE

Aumento da quantidade de granulócitos (célula de defesa) no sangue ou nos tecidos. Pode ser causada por doenças autoimunes, neoplasias hematológicas (como a leucemia) e infecções. A granulocitose pode ser detectada através de exame de sangue.

GRUPOS DE RISCO

Pessoas ou grupos de pessoas sujeitas a fatores (características biológicas e/ou socioculturais) que aumentam a propensão de desenvolverem determinadas doenças.

GRUPOS CONTROLE

A população (grupo de pessoas) que, em um estudo epidemiológico ou teste clínico, não tem a doença a ser estudada ou não é submetida ao tratamento testado.

GRAY

Gray (Gy) é a unidade de medida em radioterapia. Equivalente a 100rads.

GRANULOMA

A granuloma é um tipo de inflamação. Geralmente é nodular, pequena e granular. Esta inflamação ocorre devido à reação de algumas células imunológicas que tentam proteger ou anular o nosso corpo de algum problema, como infecções.

GLUCAGON

Hormônio produzido pelo pâncreas. Importante na regulação da taxa de glicose (açúcar) no sangue.

GLIOMA

Tumor do tecido nervoso em qualquer estágio de desenvolvimento. O termo também é usado para se referir a todos os tumores primários do cérebro e medula espinhal (astrocitoma, ependimoma, neurocitoma, etc).

GLÂNDULA SUPRA-RENAL

A glândula adrenal (ou supra-renal) é dividida em córtex e medula, e cada uma dessas partes secreta hormônios.

GH

Hormônio do crescimento (do inglês growth hormone). É produzido pela glândula hipófise.

GENÓTIPO

Constituição genética de cada indivíduo. A constituição genética é demonstrada através do fenótipo.

GENE SUPRESSOR

São genes que reduzem a probabilidade de uma célula se tornar um tumor. Retardam a divisão celular, reparam erros do DNA ou indicam quando as células devem morrer, impedindo a proliferação descontrolada das células.

GENE HOMÓLOGO

Gene correspondente.

Lado a Lado pela vida

 

Como podemos ajudá-lo?

icone informações

Informações sobre todas as fases do tratamento em um só lugar

icone nada de boatos

Nada de boatos ou "Fake News". Conteúdo validado por especialistas

icone espaço para compartilhar

Espaço para compartilhar vivências e conhecer histórias como a sua

Galeria de vídeos

Biológicos e Biossimilares Biológicos e Biossimilares

Seus Direitos

Para que o paciente de câncer tenha seus direitos assegurados, alguns documentos são necessários para fins de comprovação dos fatos, por isso é muito importante que o paciente guarde em lugar seguro todos os documentos, e entreguem apenas, suas cópias autenticadas em Cartório de Notas.

- Laudos e relatórios médicos

- Certidões de nascimento - paciente e dependentes

Ler mais >