2019

III Fórum sobre Medicina Personalizada

A Medicina Personalizada é um caminho sem volta. Mas, para que seja uma realidade para o brasileiro, a gestão do sistema público de saúde precisa ser revista e melhorada. Esse foi o tom das discussões do III Fórum A Nova Cara do Câncer - Medicina Personalizada, realizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), no dia 6 de agosto, na Fiocruz, em Brasília. 

Trabalhar a causa da  Medicina Personalizada  dentro da “A Nova Cara do Câncer” é parte da agenda do Instituto Lado a Lado pela Vida. Os avanços nesta área são significativos e já é consenso que os mesmos protocolos, as mesmas medicações não necessariamente terão os mesmos efeitos em pacientes com perfis e características aparentemente similares.

Durante a 3ª edição do evento, além de discutir como incorporar a medicina personalizada no sistema público de saúde, a sua utilização no diagnóstico precoce do câncer esteve no centro da discussão.

Leia a cobertura do evento:

Gestão da saúde precisa melhorar para tornar a medicina personalizada acessível no Brasil

Medicina personalizada pode ser aplicada também na detecção precoce do câncer

Agosto 2018

II Fórum sobre Medicina Personalizada

 

Trabalhar a causa da Medicina Personalizada dentro da “A Nova Cara do Câncer” é parte da agenda do Instituto Lado a Lado pela Vida. Os avanços nesta área são significativos e já é consenso que os mesmos protocolos, as mesmas medicações não necessariamente terão os mesmos efeitos em pacientes com perfis e características aparentemente similares. O diagnóstico preciso a partir de exames farmacogenéticos e os tratamentos definidos com base nas informações genéticas de cada paciente não só trazem melhores resultados como, no longo prazo, reduzem os investimentos necessários para o tratamento de doenças como o câncer, por exemplo.

Não há dúvida de que a Medicina Personalizada transformará o cenário da saúde no Brasil, não somente no que se refere ao Sistema Único de Saúde (SUS), como também no impacto que terá para a viabilidade econômica dos planos de saúde e nas decisões de investimentos em P&D que a indústria farmacêutica e de equipamentos fará.

A Medicina Personalizada pode ser uma luz e o papel do Instituto Lado a Lado pela Vida é acionar o interruptor. Só assim, conseguiremos influenciar positivamente o cenário da saúde no Brasil, levando informação de qualidade para profissionais da saúde, representantes do governo e cidadãos, contribuindo para a conscientização e engajamento de cada um desses agentes nas definições de políticas públicas, na gestão da saúde e na busca dos direitos individuais e coletivos.

 

Junho 2018

Seminário sobre Medicina Personalizada

O evento reuniu especialistas com o objetivo de promover uma ampla discussão sobre os avanços no campo da Medicina Personalizada e como estas novas tecnologias podem contribuir para prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.

A medicina personalizada traz uma abordagem médica com base em informações individualizadas em relação a dados clínicos, genéticos, genômicos e ambientais. Em oncologia seus avanços permitem diagnósticos mais direcionados, fundamentais para a escolha do tratamento.

 

Galeria de Imagens

2017

I Fórum sobre Medicina Personalizada

O I Fórum Nacional sobre Medicina Personalizada tem o objetivo de promover uma ampla discussão sobre os avanços no campo da Medicina Personalizada e como estas novas tecnologias podem contribuir para prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.

O debate vai incluir a ampliação do acesso à saúde no cenário atual, a medicina personalizada como um divisor de águas na saúde dos brasileiros, os cânceres onde a medicina personalizada está mais avançada e políticas públicas, entre outros temas.

Atualmente uma discussão mundial, a medicina personalizada surge como um tema que precisa ser discutido sob um novo olhar. E, para isso, o Instituto Lado a Lado está imbuído no propósito de reunir em um evento múltiplos stakeholders envolvidos diretamente com a questão do câncer no Brasil.

A medicina personalizada traz uma abordagem médica com base em informações individualizadas em relação a dados clínicos, genéticos, genômicos e ambientais. Em oncologia seus avanços permitem diagnósticos mais direcionados, fundamentais para a escolha do tratamento.

A medicina passa a ser focada no indivíduo, em sua constituição genômica. Com essa informação é possível definir que tipo de tratamento é indicado para que pessoas.

E neste cenário surge também a necessidade de se discutir o diagnóstico preciso e tudo que envolve este procedimento, pois é a partir dele que o melhor tratamento poderá ser discutido com o paciente.

Com estes avanços surge também um novo questionamento: como garantir acesso aos novos medicamentos e tecnologias às pessoas que podem se beneficiar delas e no momento certo.

Esse debate é presente hoje em todo o mundo e em busca de respostas e de direcionamentos para o Brasil, promoveremos esse Fórum Nacional.

Galeria de Imagens


Clique em Editar para configurar Galeria