I Workshop sobre Câncer de Ovário

Embora pouco frequente, o câncer de ovário tem grande taxa de mortalidade, especialmente por ser diagnosticado tardiamente. Cerca de 3/4 dos cânceres de ovário são diagnosticados em estágio avançado.

Estima-se que sejam diagnosticadas anualmente quase 250 mil mulheres no mundo com câncer de ovário, que é responsável por 140 mil mortes por ano.

Com objetivo de alertar as mulheres da importância de ter informação sobre esse câncer, o Instituto Lado a Lado pela Vida aproveita o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Ovário, 8 de maio, para chamar atenção para o tema.

O Workshop sobre câncer de ovário faz parte do Vencer com Autoestima, campanha do Instituto Lado a Lado pela Vida, aliada da mulher no tratamento e na prevenção do câncer de mama, ovário e útero. A iniciativa soma 8 edições promovendo o autocuidado, autoestima e mais qualidade de vida entre as mulheres, gerando informação de qualidade sobre os principais tumores femininos.

Galeria de Imagens

II Workshop sobre Câncer de Pulmão

O aumento nos números de câncer de pulmão – especialmente entre não fumantes – faz crescer a preocupação e a reflexão sobre as causas da doença além do tabagismo. Por isso, o Instituto Lado a Lado pela Vida promoveu dia 31 de maio de 2016, Dia Mundial de Combate ao Fumo, o I Workshop Lado a Lado Câncer de Pulmão – Um novo olhar para as causas e possibilidades de tratamento. Ocasião em que 45 participantes interessados estiveram presentes e contribuíram para a construção de um novo olhar sobre a doença.

O Câncer de pulmão continua com uma grande incidência, sendo uma doença silenciosa e sem sintomas importantes no início, o que ocasiona a chegada do paciente ao diagnóstico, na maioria das vezes, em estágio metastático. O tabaco é apontado como o grande causador deste tipo de câncer, mas diferente do que se pensa, muitos casos de câncer de pulmão não tabaco vem crescendo e os especialistas têm se dedicado a estudar mais de perto esta ocorrência.

Para continuar debatendo este importante tema – Um novo olhar sobre o Câncer de Pulmão, o Instituto reunirá um renomado grupo de especialistas de diversas áreas, sob a moderação do oncologista Marcelo Cruz para fomentar o debate e apontar caminhos para as melhores opções de tratamento da doença. Entender de que forma o câncer não tabaco se origina e as causas que ninguém aborda, como o gás Radônio e a poluição ambiental, é de extrema importância para se traçar estratégias para se iniciar uma discussão ainda mais ampla no campo da prevenção.

Galeria de Imagens

Advogado João Gabriel Lopes fala sobre radônio e seus riscos
Oncologista Marcelo Cruz fala sobre o panorama atual do câncer de pulmão no mundo

Oncologista Marcelo Cruz fala sobre o panorama atual do câncer de pulmão no mundo

Professor Paulo Saldiva fala sobre poluição do ar e sua relação com o câncer de pulmão

Professor Paulo Saldiva fala sobre poluição do ar e sua relação com o câncer de pulmão

José Rodrigues Pereira fala sobre rastreamento de câncer de pulmão

José Rodrigues Pereira fala sobre rastreamento de câncer de pulmão

Médico Pedro De Marchi fala sobre câncer de pulmão e suas maiores dificuldades

Médico Pedro De Marchi fala sobre câncer de pulmão e suas maiores dificuldades

Instituto Lado a Lado Pela Vida no 4º Congresso TJCC

O Instituto Lado a Lado participou pelo terceiro ano do maior evento sobre oncologia do País, o Congresso Todos Juntos Contra o Câncer.

Nesta edição, o Instituto levou duas de suas grandes bandeira para os painéis de discussão: a  Medicina Personaliza  e a  Saúde do Homem .

A Medicina Personalizada é um caminho para tratar a saúde do paciente de maneira exclusiva, que pode proporcionar maior qualidade de vida, levando em conta todo seu histórico familiar, analisando cada caso individualmente com testes diagnósticos.

O Instituto Lado a Lado, em parceria com a AstraZeneca, reuniu grandes nomes para falar sobre o assunto. Participaram do painel  “Medicina Personalizada – A experiência de ser diferente”  os oncologistas Dr. Drauzio Varella e Dr. Pedro De Marchi, além de pacientes que venceram o câncer.

O segundo painel, com o tema  “Por uma Linha de Cuidados para a Saúde do Homem”  trouxe, além de especialistas de renomes, grandes exemplos de superação, como o atleta Vinícius Zimbrão, que venceu um câncer de testículo há 3 anos, e o coreógrafo e dançarino Carlinhos de Jesus, que falou sobre o poder da dança para prevenir e superar doenças.

Galeria de Imagens