19 de junho: Um ano do Click Câncer e dez anos da morte do Dr. Eric Roger Wroclawski

19 de junho: Um ano do Click Câncer e dez anos da morte do Dr. Eric Roger Wroclawski

Dr. Eric foi o responsável pela ideia e pela inspiração para a criação do Instituto Lado a Lado pela Vida


Redação LAL - Nesta semana, o Click Câncer, plataforma voltada para pacientes com câncer, familiares e cuidadores, completou um ano de existência. O seu lançamento foi, sem dúvida, uma evolução do que o Dr. Eric Roger Wroclawski, médico urologista que incentivou e inspirou a criação do Instituto Lado a Lado pela Vida, acreditava ser possível realizar: oferecer informação qualificada e que ajudasse os brasileiros a cuidar de sua saúde com mais atenção.

O legado do Dr. Eric continua sendo a inspiração do LAL. Um dos nomes mais respeitados no mundo científico, tanto no Brasil como no exterior, ele foi diagnosticado com câncer de próstata e lutou por anos contra a doença. Faleceu no dia 19 de junho de 2009. Nos dois anos anteriores a sua morte, deu a ideia de criar uma instituição para levar informação aos brasileiros sobre saúde do homem, câncer de próstata e, ainda mais amplo, os cuidados com a saúde integral de cada brasileiro.

Dr. Eric exerceu a medicina com conhecimento, determinação, competência e muita paixão. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde também fez doutorado em cirurgia. Foi professor adjunto e regente da disciplina de Urologia da Faculdade de Medicina do ABC, sendo também o Urologista responsável pelo Setor Cirúrgico de Transplante Renal do Hospital Israelita Albert Einstein e Coordenador de Uro-oncologia do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC).

Educador por excelência, dono de uma produção científica muito rica, escreveu e editou 13 livros, teve participação em 242 publicações e escreveu e/ou editou cerca de 30 fascículos ou séries fasciculadas para educação continuada dos urologistas.

A sua morte deixou um vazio enorme, mas deixou também uma grande motivação, que é acreditar em um Brasil melhor, com saúde de qualidade e atendimento humanizado para todos. É essa motivação que impulsiona o LAL a atuar firme e ativamente em prol não só da saúde do homem, mas de todos os brasileiros.

Dr. Eric escreveu em uma de suas inúmeras crônicas, "A arte de girar pratos", "viver é a arte de manter nossos 'pratos' girando, e, com isso, preservar nossos objetivos". E foi exatamente para preservar seu grande objetivo que o Instituto Lado a Lado pela Vida concebeu e lançou, no dia 19 de junho de 2018, a plataforma Click Câncer.

Em 12 meses de existência, tornou-se um ponto de apoio para disseminar conhecimento e dar ao paciente e familiares autonomia para discutir o diagnóstico e as opções de tratamento com médicos e profissionais de saúde. O alcance do Click Câncer vai além do mundo virtual. A equipe do instituto realiza periodicamente eventos presenciais, como rodas de conversa com pacientes em tratamento e ações em diferentes locais para conscientizar a população sobre diferentes tipos de câncer, a importância do diagnóstico precoce e outas questões envolvidas com tratamento da doença.

 "Cabe a cada um decidir que 'pratos' devem continuar girando e, assim, dedicar a energia necessária para equilibrá-los", afirmou Dr. Eric na crônica já citada aqui. O Instituto Lado a Lado pela Vida escolheu seus "pratos" e, cada dia mais, aumenta sua atuação para mudar a saúde no Brasil. Assim como foi prometido ao amigo e doutor.