Conitec recomenda incorporação de imunoterapia para melanoma avançado no SUS e a vitória é de todos os pacientes!

Conitec recomenda incorporação de imunoterapia para melanoma avançado no SUS e a vitória é de todos os pacientes!

Decisão traz um olhar para a medicina personalizada e o quanto ela é importante não só para o tratamento, mas para toda a jornada do paciente
Matéria publicada em 09.07.2020


Redação LAL - Vitória! Nessa quarta-feira (08), os pacientes de câncer melanoma avançado não cirúrgico e metastático receberam uma ótima notícia. A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) recomendou a incorporação da imunoterapia (classe anti-pd1 - nivolumabe e pembrolizumabe) para esse tipo de tumor no Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia o posicionamento do Instituto Lado a Lado pela Vida

A 88ª Reunião Ordinária da Conitec começou no dia 7 e vai até esta quinta-feira, 9 de julho. Durante esses três dias, foram analisados mais de 21 itens. É a primeira reunião realizada via internet devido a pandemia do novo coronavírus.

Ontem (8), foram apresentadas informações adicionais sobre a terapia-alvo (vemurafenibe, dabrafenibe, cobimetinibe, trametinibe) e imunoterapia (ipilimumabe, nivolumabe, pembrolizumabe) para o tratamento de primeira linha do melanoma avançado não cirúrgico e metastático. A Comissão decidiu, então, recomendar a incorporação da imunoterapia classe anti-pd1 (nivolumabe e pembrolizumabe) no SUS.

"É uma vitória onde quem ganha são os pacientes de câncer melanoma avançado não cirúrgico e metastático, que estão em tratamento no sistema público de saúde. Em breve, eles terão a chance de receber um tratamento mais eficaz para combater a doença. O Instituto Lado a Lado se empenhou para que a população participasse da consulta pública sobre o tema, realizada em janeiro de 2020, e seguirá acompanhando o desenrolar do processo e pressionando para que cada vez mais o sistema público ofereça os tratamentos mais avançados para os pacientes oncológicos. Lutar pelo tratamento adequado no momento certo e para o paciente certo, esse é o nosso papel. Trabalhar junto com outras organizações para colocar o paciente no centro também é o nosso papel", ressalta a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira.

Atuação do LAL 

Em janeiro de 2020, a Conitec realizou a consulta pública MS-SCTIE nº 85/19, para a inclusão de novas opções terapêuticas (terapia-alvo e imunoterapia) para o tratamento em primeira linha do melanoma avançado não cirúrgico e metastático. No momento, o SUS oferece para os pacientes de câncer de pele melanoma metastático somente o medicamento dacarbazina, conforme orientação da Diretriz Diagnóstica e Terapêutica (DDT) para Melanoma Cutâneo.

Durante o período que a consulta esteve aberta para receber contribuições, o Instituto Lado a Lado pela Vida trabalhou ativamente com uma campanha nas redes sociais, incentivando a participação da sociedade e explicando a importância de cada brasileiro fazer parte desse processo. O trabalho envolveu ainda os membros da CONITEC e outros públicos importantes, como parlamentares engajados na melhoria da saúde dos brasileiros.

Uma vitória construída por muitos!

Toda conquista tem um início e essa que conseguiu a recomendação de incorporação de imunoterapia para câncer melanoma avançado no SUS teve como ponto de partida o empenho do Ex-Secretário da SCTIE Denizar Viana, que batalhou muito para que os pacientes pudessem ter acesso a esse tratamento.

Uma vitória que representa também o trabalho de muitas organizações e vários players envolvidos, que conseguiram colocar o paciente no centro e juntos lutaram pelos pacientes oncológicos, que esperavam há muito tempo por esta oportunidade de tratamento.      

Esse é, sem dúvida, um grande momento! A todos os membros da CONITEC o nosso agradecimento, pois vocês souberam entender e ouvir a voz dos pacientes que, com muito empenho, fizemos chegar até vocês em diversos momentos.

Vamos seguir em frente e tornar realidade no dia a dia de cada paciente o acesso ao tratamento adequado no momento certo, o que pode mudar suas histórias de vida, para superar a doença e também seguir em frente!