Instituto Lado a Lado realiza Circuito da Saúde no Rio de Janeiro

Instituto Lado a Lado realiza Circuito da Saúde no Rio de Janeiro

O Instituto Lado a Lado Pela Vida, idealizador das campanhas Setembro Vermelho - Siga Seu Coração e Tome uma Atitude, vai desafiar quem passar pelos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, a se cuidar melhor e prevenir doenças cardiovasculares. Nesta sexta-feira, dia 22 de maio, das 10h às 14h, o Instituto realiza o Circuito da Saúde, com atendimentos, orientações e informações sobre a saúde do coração. O evento conta com o apoio da Alere, Masan, Rede Oncologia D'Or, Subprefeitura do Centro (Rio de Janeiro) e  ACD - Associação Carioca de Diabéticos.

A ideia é fazer com que as pessoas passem em cada uma das "estações" e, ao final, tenha uma noção ampla de como cuidar melhor do coração. 
 
"Os dados sobre doenças cardiovasculares no Brasil são alarmantes e há uma falha na conscientização, no atendimento do paciente e no diagnóstico. Esses fatores levaram o Instituto Lado a Lado a criar, no ano passado, a Campanha Siga Seu Coração e Tome uma Atitude e o Setembro Vermelho, com diversas atividades durante o ano todo sobre o tema, em várias regiões do País", afirma Marlene Oliveira, presidente do Instituto.

O Circuito da Saúde contará com:
- Recepção e cadastro; com a entrega de material informativo sobre os indicadores da saúde para o coração;
- Realização de exame de sangue para aferir colesterol e glicemia;
- Medição da pressão arterial;
- Medição da circunferência da cintura;
- Orientação do médico cardiologista, para o caso das pessoas que apresentarem resultados alterados ou tiverem dúvidas sobre doenças cardiovasculares;
- Bate-papo com nutricionista para conhecer os alimentos que são importantes para a saúde do coração e informações sobre alimentação;
- Aula aberta de dança com a professora Rachel Mesquita, mostrando a importância do exercício físico para a saúde. 

Os participantes do circuito receberão material informativo, prático e explicativo, com os 6 indicadores da Organização Mundial da Saúde, com informações sobre glicemia, hipertensão arterial, colesterol, estresse, medição da cintura e IMC.

Essa ação contou com o apoio da Alere Global, Masan Social, Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Associação Carioca de Diabéticos e Rede D`or.

Cronograma de aulas de dança:
11:00 - 11:45           1ª aula
11:45 - 12:00           Intervalo
12:00 - 12:45           2ª aula
12:45 - 13:00           Intervalo
13:00 - 13:45           3ª aula