Unidades básicas de Saúde retomam consultas agendadas em São Paulo

Unidades básicas de Saúde retomam consultas agendadas em São Paulo

Marcação e a realização de consultas serão feitas de forma gradual
Matéria publicada em 24.06.2020


Agência Brasil - A prefeitura de São Paulo retoma, a partir desta quarta-feira (24), os atendimentos que estavam suspensos na rede municipal de saúde. A marcação e a realização de consultas serão feitas de forma gradual.

Assim voltam a agendar atendimentos os seguintes serviços: unidades básicas de Saúde (UBS),Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Unidade de Referência à Saúde do Idoso (Ursi), Programa de Acompanhamento do Idoso (PAI), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar (Emad), Centro Especializado em Reabilitação (CER), Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco) e Unidades de Práticas Integrativas e Complementares.

Os pacientes serão orientados a ir em dias e horários agendados, para evitar aglomeração. Serão feitos tanto atendimentos presenciais quanto de forma remota, por teleatendimento. Atividades em grupo ficam ainda suspensas para evitar os riscos de contágio pelo coronavírus.

Já os atendimentos a pacientes com sintomas respiratórios estão mantidos com acesso, espaço de espera e consultórios específicos diminuindo o contato com os demais pacientes, segundo informações da Secretaria Municipal de saúde.

Estão mantidos também consultas de pré-natal de baixo e alto risco, consultas a gestantes e mulheres que deram à luz, os atendimentos a hipertensos e diabéticos, doenças infectocontagiosas, urgências odontológicas, atendimentos em pediatria, coleta de exames, vacinação, acolhimento, dispensação de medicamentos, entre outros serviços. As equipes multidisciplinares priorizarão o atendimento aos idosos e pacientes de maior risco.

Os serviços que não precisam de atendimento prévio, como as unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA), unidades de Pronto-Atendimento (UPA) e os hospitais, continuam funcionando normalmente.