PL dos 30 dias é aprovada em Comissão do Senado e vai à votação no Plenário

PL dos 30 dias é aprovada em Comissão do Senado e vai à votação no Plenário

Presidente e diretora de Relações Institucionais do Instituto Lado a Lado pela Vida acompanharam a votação pela Comissão de Assuntos Sociais


A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 143/2018, que estabelece que os exames devem ser realizados em 30 dias, quando houver hipótese principal de câncer (neoplasia maligna). Conhecida como PL dos 30 dias, a matéria vai agora para o Plenário em regime de urgência.

A presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, e a diretora de Relações Institucionais, Denise Blaques, acompanharam a votação pela CAS. O projeto de autoria da deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) altera a Lei 12.732, de 2012 e já tinha sido aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro de 2018.
 
Marlene e Denise estão em Brasília esta semana para se reunirem com parlamentares e representantes do Ministério da Saúde. A agenda faz parte do trabalho de advocacy que o LAL realiza junto aos tomadores de decisão para promover as transformações necessárias em sua área de atuação. A presidente do LAL participará ainda da reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Marlene Oliveira tomou posse como membro do Conselho em dezembro de 2018 para o triênio 2018 - 2021.