Como Assim, Dr. Falci?: Urinou e molhou o sapato? Pode haver algo errado com sua próstata

Como Assim, Dr. Falci?: Urinou e molhou o sapato? Pode haver algo errado com sua próstata

Por Renato Falci Jr.*


Quantos homens que hoje deixam as últimas gotas de urina para o sapato não brincavam de apagar fogueira com xixi na infância, obviamente sem se queimar?

Cerca de 10% dos homens com 40 anos já possuem algum grau de dificuldade miccional e esse número pode chegar a mais de 50% após os 60 anos. Entre todos os sintomas relacionados ao crescimento benigno da próstata, o que mais se correlaciona com o grau de obstrução é o jato fraco, presente em até 90% dos homens com crescimento benigno dessa glândula.

Leia o primeiro artigo da coluna Como Assim, Dr. Falci?

Embora bexiga e próstata sejam órgãos distintos, o funcionamento deles deve ser avaliado em conjunto, pela sua íntima relação funcional, assim como quando pensamos no desempenho de um automóvel pensamos num binômio motor e transmissão, apesar de serem estruturas mecânicas distintas.

O crescimento da próstata obstrui parcialmente a uretra (canal que conduz a urina da bexiga para o meio externo), pois logo que sai da bexiga, esse canal - a uretra - passa por dentro da próstata. Essa obstrução obriga a bexiga a trabalhar contra uma resistência e, por ser constituída de músculo, ela sofre hipertrofia (o músculo cresce). Isso funciona até um limite, onde esse músculo não consegue mais crescer e ainda perde parcialmente sua capacidade de armazenar adequadamente a urina. Nessa fase os sintomas se intensificam e pode acontecer que o fluxo (jato) de urina diminua tanto que mal consiga atingir o vaso sanitário, literalmente, molhando o sapato.

Os sintomas decorrentes do crescimento da próstata podem ser variados, sendo o jato fraco o mais frequente. Outros sintomas também incomodam bastante, como sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, dificuldade para iniciar a micção, urgência para urinar (dificuldade de segurar quando um banheiro não está disponível), gotejamento no final da micção e o desconfortável sintoma de levantar várias vezes durante a noite para urinar. Como eles aparecem aos poucos, os homens vão se acostumando e, muitas vezes, demoram para procurar tratamento, até que algo mais constrangedor aconteça, como molhar o próprio sapato.

No entanto, nem tudo sobre próstata é má notícia. O tratamento para seu crescimento benigno é altamente eficiente e, se indicado no momento correto, apresenta excelentes resultados com grande melhora na qualidade de vida. É um verdadeiro rejuvenescimento, pelo menos do ponto de vista do jato urinário.

Se você já está molhando o sapato, procure tratamento médico. No entanto, não precisa esperar isso acontecer para fazê-lo. Adiantar-se ao problema é, na maioria das vezes, a forma mais eficiente de lidar com ele.