Câncer do colo do útero e HPV são tema de debate no Senado Federal

Câncer do colo do útero e HPV são tema de debate no Senado Federal

Doença é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (depois do câncer de mama e do colorretal), se não for considerado o câncer de pele não melanoma. Foto: Instituto LAL


Agência Senado - A Comissão de Assuntos Sociais realiza nesta terça-feira (10), a partir das 14h30, uma audiência pública sobre o combate ao câncer de colo de útero. O debate, que conta com a presença de especialistas, tem enfoque nas ações de prevenção, na vacina de HPV e no tratamento da doença. A audiência foi solicitada pelas senadoras Maria do Carmo Alves (DEM-SE) e Leila Barros (PSB-DF) e pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de colo do útero, também conhecido como câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). Ainda segundo esse instituto, se não for considerado o câncer de pele não melanoma, o câncer de colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (depois do câncer de mama e do colorretal) e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Estima-se que, em 2017, mais de seis mil morrerem em decorrência desse câncer no país.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR
Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa

Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania

Alô Senado (0800 612211)