COMO FAÇO PARA QUESTIONAR MEU MÉDICO?

COMO FAÇO PARA QUESTIONAR MEU MÉDICO?

Durante o tratamento do câncer de próstata, é normal que muitas dúvidas apareçam no meio do caminho, e é seu direito ter acesso a todas as respostas, informações sobre tratamentos, efeitos colaterais, tempo de cada etapa, entre outros.

E a sua principal fonte de informação é seu médico. Por isso, é preciso que essa relação seja de confiança e muita verdade. O paciente precisa sentir segurança no especialista, para que possa se sentir à vontade para sanar todas as dúvidas.

A dica é aproveitar ao máximo o momento da consulta. Leve todas as suas dúvidas por escrito, para não esquecer nada, e não tenha medo.

Durante o período em que estiver passando pelo tratamento, anote tudo que sente, dúvidas e informações que não ficaram claras para você. No dia da consulta, apresente esse questionário.

Outra dica importante é, sempre que puder, ir à consulta médica com um acompanhante de sua confiança: familiar ou amigo. Essa pessoa poderá ajudar você a lembrar alguma dúvida ou sintoma que você sentiu, além disso, é sempre bom estar em companhia de quem gostamos.

É importante que ao sair do consultório médico, você sinta-se tranquilo e com todas as respostas que buscou.

Cuidado com o Dr. Google!

A internet é uma fonte de informação, mas é preciso muito cuidado com as informações veiculadas nas vias digitais. Nem tudo que você buscar pode ser um dado seguro.

Além disso, cada paciente tem um diagnóstico e merece receber um tratamento personalizado. Por isso não adianta basear-se na evolução de um amigo que passa pelo mesmo câncer. O corpo e as reações de cada paciente mudam e é preciso que o médico responsável por cada caso possa esclarecer as dúvidas da melhor maneira possível e com fácil compreensão do paciente.

Ao receber o diagnóstico, o que você pode perguntar para seu médico?

Neste momento, muitas dúvidas surgirão, já que é uma realidade nova e diferente. Veja aqui as principais dúvidas do paciente oncológico!

    Com o diagnóstico, o que devo mudar no meu dia a dia?
    Preciso de afastamento do trabalho?
    Minha sexualidade será afetada? E a fertilidade?
    Quais as chances que tenho de ter metástase?
    Preciso mudar minha alimentação?
    Como será meu tratamento?
    O tratamento dói?
    Quais efeitos colaterais eu posso sofrer?
    Posso entrar em depressão? O que devo fazer?
    Como a doença pode impactar nas minhas finanças?