COMO AMENIZAR A DOR ONCOLÓGICA?

COMO AMENIZAR A DOR ONCOLÓGICA?

Um dos sintomas mais frequentes em paciente oncológicos é sentir dores. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a dor está presente em cerca de 80% dos pacientes acometidos por algum tipo de câncer. Frente ao número alarmante, a OMS declara que a dor associada a algum câncer é uma Emergência Médica Mundial.

Desde 2004, o alívio da dor é considerado um direito humano. Entre os principais motivos para que os pacientes ainda sofram com esse sintoma estão a falta de profissionais de saúde com formação adequada e também a indisponibilidade de medicamentos no sistema de saúde pública.

Para ajudar os pacientes oncológicos a lidar com esse sintoma, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) lançou um documento chamado Consenso de Tratamento da Dor Oncológica. O material possui informações e dicas de tratamentos adequados para amenizar esse sintoma dos pacientes.

Cuidados paliativos

Os cuidados paliativos aliam a medicação convencional à não convencional e enxergam o homem como um todo, unificando corpo físico, mente e espírito.

Eles são caracterizados pela abordagem na melhora da qualidade de vida do paciente e também da família, oferecendo um tratamento que alivia a dor e todos os outros sintomas de ordem física.

Principais conceitos dos cuidados paliativos

    Fornecer alívio para dor e outros sintomas que incomodam o paciente.
    Reafirmar a vida e a morte como processos naturais.
    Integrar os aspectos psicológicos, sociais e espirituais ao aspecto clínico de cuidado do paciente.
    Oferecer um sistema de apoio para ajudar a família a lidar com a doença do paciente, em seu próprio ambiente.
    Oferecer um sistema de suporte para ajudar os pacientes a viverem o mais ativamente possível até sua morte.
    Usar uma abordagem interdisciplinar para acessar necessidades clínicas e psicossociais dos pacientes e suas famílias, incluindo aconselhamento e suporte ao luto.

Para passar pelo processo de superação do câncer de próstata de maneira positiva, o paciente também pode optar por:

    Meditação
    Massagens
    Relaxamentos
    Dança
    Terapias de arte
    Ioga