Manifesto Pacientes Oncológicos - Acesso aos tratamentos antineoplásicos orais

Manifesto Pacientes Oncológicos - Acesso aos tratamentos antineoplásicos orais

Publicado em 03.06.2020


O Instituto Lado a Lado pela Vida manifesta-se firmemente em prol de todos os pacientes oncológicos para todos os Senhores Parlamentares no Senado Federal, para que coloquem em votação e aprovem o PL 6330/2019 de autoria do Senador Reguffe, que diz respeito à ampliação do acesso aos tratamentos antineoplásicos domiciliares de uso oral pelos usuários de planos de assistência à saúde.

Lembramos que na Câmara dos Deputados também temos o PL 10.722/2018 de autoria da Deputada Carmen Zanotto, presidente da Frente Parlamentar Mista de Saúde, uma incansável defensora dos pacientes oncológicos, que também merece a atenção dos senhores parlamentares, neste momento decisivo para a melhoria do tratamento e da qualidade de vida dos pacientes com câncer.

Atualmente, de cada dez medicamentos oncológicos desenvolvidos, sete já são orais e sua facilidade, além da administração é evitar as muitas idas dos pacientes para o hospital, em especial neste momento de pandemia do novo Coronavírus/COVID-19.

É de extrema importância e urgente usar drogas orais, quando disponíveis, ao invés das endovenosas. Falamos neste momento, por todos os pacientes oncológicos, um grupo de risco importante para a COVID-19, por serem mais   suscetíveis à contaminação da doença e expostos a uma complicação maior de seu estado clínico.

Lembramos também que hoje, muitas drogas para tratar o câncer não têm uma versão similar endovenosa, o que torna ainda mais urgente a aprovação dos tratamentos que tenham uma composição oral, como uma melhor alternativa para o controle da doença, a cura e uma maior qualidade de vida dos pacientes oncológicos.

Senhores Parlamentares, vamos proteger e ajudar os pacientes oncológicos a terem um tratamento digno, atual, que trate o câncer e também, neste momento de pandemia, diminua as chances de contaminação e maior complicação pela COVID-19, ao poder fazer uso de sua medicação em casa. Vamos olhar por estes cidadãos que podem ser beneficiados pela Lei!

  • 90% dos pacientes oncológicos estão deixando de ir aos hospitais e clínicas para dar continuidade ao seu tratamento, em função da pandemia do novo Coronavírus/COVID-19, o que causará muito mais complicações pela doença e aumento no número de mortes;
  • Em um cenário pós-pandemia, teremos um volume absurdo de pacientes oncológicos graves nos sistemas de saúde, por estarmos vivendo um represamento destes atendimentos;
  • 50 mil diagnósticos de câncer deixaram de ser feitos no país em função da pandemia e em abril com 70% das cirurgias adiadas.

Estes dados tornam ainda mais urgentes a aprovação deste Projeto de Lei em tramitação no Senado Federal para beneficiar e proteger os pacientes oncológicos.

Reiteramos a nossa defesa para a aprovação do PL 6330/2019 de autoria do Senador Reguffe e também, para que a Câmara dos Deputados se mobilize para o PL 10.722/2018 de autoria da Deputada Carmen Zanotto. Ambos têm como objetivo que os pacientes com câncer tenham acesso aos melhores e mais atuais medicamentos orais disponíveis para o seu tratamento!

INSTITUTO LADO A LADO PELA VIDA

Clique aqui e acompanhe a votação no Senado Federal

Lado a Lado pela vida

 

Como podemos ajudá-lo?

icone informações

Informações sobre todas as fases do tratamento em um só lugar

icone nada de boatos

Nada de boatos ou "Fake News". Conteúdo validado por especialistas

icone espaço para compartilhar

Espaço para compartilhar vivências e conhecer histórias como a sua

Galeria de vídeos

Biológicos e Biossimilares Biológicos e Biossimilares