Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara analisa projeto de lei sobre pesquisa clínica em seres humanos

Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara analisa projeto de lei sobre pesquisa clínica em seres humanos

PL 7.082/2017 cria o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa Clínica com Seres Humanos


Da Redação LAL - Na manhã desta quarta-feira (12), a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados vai analisar o Projeto de Lei 7.082/2017, que dispõe sobre a pesquisa clínica com seres humanos e institui o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa Clínica com Seres Humanos. O objetivo do projeto é assegurar direitos e princípios éticos na relação entre o pesquisador e o paciente e, ao mesmo tempo, conferir agilidade na análise e no registro de medicamentos no País. 

O Projeto de lei propõe a primeira lei sobre a realização de pesquisas clínicas no Brasil e acelera a aprovação de protocolos de pesquisa em seres humanos - prazo máximo de 90 dias. Além disso, garante a assistência médica com pessoal qualificado durante a execução do estudo. O texto prevê ainda o fornecimento gratuito permanente do medicamento em estudo aos pacientes participantes do protocolo até que esteja disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Caso entre em vigor, o projeto deve aumentar o número geral de estudos clínicos no Brasil e incentivar a realização de protocolos de pesquisas nacionais. Deve ainda impactar na quantidade de estudos de fases 1 e 2, que são os mais inovadores, no país, ao agilizar a liberação de protocolos. Os pacientes também serão beneficiados. Eles terão acesso a novos medicamentos e os resultados das pesquisas serão baseados em características da população brasileira.

Informações:

PL 7082/2017 (origem PLS 200/2015)

Ementa: Dispõe sobre a pesquisa clínica com seres humanos e institui o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa Clínica com Seres Humanos.

Local: Câmara dos Deputados, anexo II, plenário 07 - Brasília/DF

Data: 12/06/2019 - Quarta-feira

Horário 09:30

Lado a Lado pela vida

 

Como podemos ajudá-lo?

icone informações

Informações sobre todas as fases do tratamento em um só lugar

icone nada de boatos

Nada de boatos ou "Fake News". Conteúdo validado por especialistas

icone espaço para compartilhar

Espaço para compartilhar vivências e conhecer histórias como a sua

Galeria de vídeos

Biológicos e Biossimilares Biológicos e Biossimilares