Colesterol

O colesterol é uma das principais causas das doenças coronárias. Cerca de 40% dos brasileiros têm colesterol alto. Entre os jovens, de 12 a 17 anos, a taxa é de 20%*.

*Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica)

O que é colesterol?

É um tipo de gordura produzida em nosso organismo que tem o papel vital de manter as células funcionando, de produzir hormônios e vitamina D. Entretanto, o excesso de colesterol no sangue pode aumentar o risco de doenças do coração.

Tipos

Para circular pelo corpo, o colesterol se associa a proteínas, dando origem às lipoproteínas. Existem dois tipos de lipoproteínas, o HDL (high density, ou alta densidade) e o LDL (low density, ou baixa densidade).

HDL – O colesterol bom

LDL – O colesterol ruim

Faz bem para o coração. Carrega o colesterol das suas artérias para o seu fígado.

Faz mal ao coração.  Carrega o colesterol do fígado para os tecidos e pode se acumular nas artérias.

Níveis Saudáveis

A V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, recomenda:

LDL : abaixo de 160mg/dl (Desejável: entre 100-129 mg/dl)

HDL: maior que 60 mg/dl

Colesterol total: inferior a 240 mg/dl (Desejável: menor que 200 mg/dl)

 

*Valores de referência do perfil lipídico para adultos maiores de 20 anos.

Fontes de colesterol

O colesterol está presente apenas nos alimentos de origem animal, que são ricos em gorduras do tipo saturada. Alimentos de origem vegetal não contêm colesterol.

Gordura Boa

Gordura Ruim

Azeite de oliva

Óleo de canola

Abacate

Nozes

Linhaça

Sardinha

Salmão

Aves com pele

Queijos amarelos

Embutidos

Maionese

Leite

Carne vermelha

Frituras

 

Dica: os fitoesteróis, presentes em alguns alimentos de origem vegetal, são substâncias que contribuem com a redução do colesterol sanguíneo, quando associado a uma dieta equilibrada e a um estilo de vida saudável.

Outras causas

O consumo de gordura saturada é a principal causa do colesterol elevado. No entanto, outros fatores podem influenciar nos níveis de colesterol no sangue.

  • Cigarro
  • Bebidas alcóolicas
  • Idade
  • Diabetes
  • Etnia
  • Condições hereditárias (Hipercolesterolemia Familiar)

Possíveis complicações

O colesterol alto é um fator de risco para doenças cardiovasculares. O LDL elevado pode acarretar a aterosclerose, um acúmulo de gordura nas paredes das artérias que dificulta a passagem do sangue e a irrigação do coração.

Tratamento

A medicação para controle do colesterol deve ser combinada com mudança no estilo de vida. Uma dieta variada, com pouca gordura de origem animal e exercícios físicos regulares são fundamentais.

ATENÇÃO! Pessoas com diagnóstico de Hipercoleterolemia Familiar – colesterol alto de origem hereditária – devem, obrigatoriamente, tratar o problema com medicamentos.