A Campanha

A quantidade de vítimas das doenças cardiovasculares é alarmante. Os problemas do coração são responsáveis pela morte de 17,5 milhões de pessoas no planeta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). As doenças cardíacas são a primeira causa de morte no Brasil e no mundo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em 2017, foram 383.961 óbitos no País: uma morte a cada 90 segundos.

As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que todos os tipos de câncer juntos; três vezes mais que todas as causas externas (acidentes e violência); três vezes mais que as doenças respiratórias e seis vezes mais que todas as infecções, incluindo a AIDS.

Frente à grandiosidade desses números, o objetivo não poderia ser tímido. Em 2014, decidido a mudar o panorama da saúde do coração no Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) idealizou a campanha Siga Se Coração e Tome uma Atitude, que segue para sua 5ª edição.

Nesses anos, o movimento ampliou seu alcance e intensificou suas ações, realizando uma extensa programação por todo o Brasil. A mobilização acontece durante o ano inteiro e se intensifica durante o Setembro Vermelho, com ações dedicadas à adoção de um estilo de vida mais saudável.