#RespireAgosto

Agosto é o mês de conscientização sobre câncer de pulmão. Para chamar a atenção para esse câncer, cuja incidência global pode chegar a 1,8 milhão de novos casos por ano e cujo tumor é o que mais mata no mundo, com 1,6 milhão de mortes, foi criada a campanha Respire Agosto, uma realização do Instituto Lado a Lado Pela Vida com o apoio das farmacêuticas AstraZeneca, Bristol-Myers Squibb e Pfizer e do laboratório Hermes Pardini.  

A campanha visa contribuir para a conscientização quanto à importância da saúde dos pulmões e à prevenção desse tipo de câncer, uma doença silenciosa e que pode ser fatal. O câncer de pulmão é normalmente diagnosticado em estágios avançados, já que os sintomas iniciais da doença não são muito claros. No Brasil, esse câncer é o 2º mais incidente nos homens e o 4º mais incidente nas mulheres.  

A necessidade de disseminar informações para combater esse tipo de tumor foi confirmada por uma pesquisa realizada em março de 2016 pelo Instituto Datafolha. O levantamento indicou que 76% dos entrevistados nunca falaram com o médico sobre câncer de pulmão e 61% da população não se consideram bem informados sobre a doença.

A alta incidência também foi comprovada pela pesquisa: três em cada dez brasileiros disseram conhecer alguém que tem ou teve câncer de pulmão. Por isso, durante o mês de agosto, queremos convidar todos a respirarem fundo e cuidarem do seu pulmão!