Pesquisas

Gerar e construir conhecimento também são objetivos do nosso trabalho. É através do investimento em pesquisas que evoluímos e definimos nossas linhas de atuação. Com as informações colhidas, analisadas e levadas ao público por meio da mobilização da mídia, colocamos em pauta questões fundamentais para promover as mudanças que todos nós desejamos.

"Um Novo Olhar para a Saúde do Homem"

Agosto de 2019. Instituto Lado a Lado pela Vida, Revista Saúde e Astellas Farma

Resumo: A pesquisa foi feita por meio de questionários divulgados e respondidos via internet entre os meses de junho e julho de 2019 com 2.405 homens de todas as regiões do Brasil. O estudo apresenta as percepções e os cuidados com a saúde dos brasileiros e mostra como eles lidam com problemas urológicos, cardiovasculares e emocionais. 50% dos entrevistados são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 39% da saúde suplementar e 11% de rede particular. O estudo mostrou que os homens sabem o que precisam fazer para ter qualidade de vida, mas não conseguem transformar o conhecimento em prática. Cerca de 65% dos entrevistados sabem que a prática de exercícios físicos é essencial, mas somente 35% se exercitam pelo menos três vezes por semana. Além disso, há barreiras para realizar consultas médicas de rotina. Cerca de 37% dos entrevistados, com até 39 anos, e 20%, com 40 ou mais, admitem irem ao médico somente quando se sentem mal. Esses números sobem, respectivamente, para 47% e 28% para aqueles que dependem do SUS.

Para saber mais, entre em contato:  contato@ladoaladopelavida.org.br

“Conhecimento da população brasileira sobre câncer de pulmão”

Março de 2016. Instituto Datafolha, Instituto Lado a Lado Pela Vida e Bristol-Myers Squibb.

Resumo: Realizado por meio de entrevistas individuais com 2.044 pessoas, em 130 municípios, durante o mês de março de 2016, o levantamento buscou medir a percepção da população brasileira sobre o assunto e o resultado mostra que, embora a maioria tenha noções básicas sobre a doença, os números comprovam que há desconhecimento e falta de informação aprofundada. O levantamento indicou que 76% dos entrevistados nunca falaram com o médico sobre câncer de pulmão e 61% da população não se consideram bem informados sobre a doença. A alta incidência da doença também é comprovada pela pesquisa: três em cada dez brasileiros (27%) disseram conhecer alguém que tem ou teve câncer de pulmão, sendo 19% representados por parentes.

Para saber mais, entre em contato: contato@ladoaladopelavida.org.br

“Entendendo a situação atual do cuidado do homem brasileiro com a sua saúde para a Campanha Novembro Azul 2016”

Outubro de 2016. Instituto Kaiser Associates e Instituto Lado a Lado Pela Vida.

Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi entender como está a saúde do homem brasileiro para traçar estratégias que o ajudem a viver mais feliz, mais saudável e por mais tempo. A pesquisa foi realizada com 1.1.30 pessoas, sendo que 48%delas têm entre 18 e 30 anos e 38% têm renda familiar entre 2 e 5 salários mínimos. O estudo mostrou que a procura pelos serviços médicos é maior entre os que possuem plano de saúde. Somente 4% dos entrevistados foram ao médico nos últimos 6 meses para fazer prevenção do câncer de próstata. Também foi observado que homens de classes sociais mais baixas fazem exame com menos frequência .

Para saber mais, entre em contato: contato@ladoaladopelavida.org.br

“Entendimento do cenário atual da segurança medicamentosa de pacientes com doenças crônicas”

Outubro de 2016. Instituto Kaiser Associates e Instituto Lado a Lado Pela Vida.

Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de identificar os principais riscos envolvidos na segurança medicamentosa de pacientes com doenças crônicas, entre elas cardiovasculares, câncer e autoimunes. Os resultados da pesquisa servirão para orientar a forma de atuação do Instituto Lado a Lado pela Vida/Clapbio para o ano de 2017.

Para saber mais, entre em contato:  contato@ladoaladopelavida.org.br