Prevenção e cuidados com a saúde na SIPAT da Infraero

Prevenção e cuidados com a saúde na SIPAT da Infraero

Prevenir acidentes do trabalho e preservar a saúde. Com essa missão a Infraero realiza sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes - SIPAT 2017, de 6 a 9 de junho, tendo o Instituto Lado a Lado pela Vida como parceiro. O evento deve reunir cerca de 100 empregados que atuam nas dependências da Infraero, localizadas em Brasília-DF, distribuídos entre os Ed. Infraero e Centro Oeste, localizados no SCS, e no Ed. SEDE, localizado na estrada parque do aeroporto de Brasília.

"Oferecemos um cronograma interessante, com palestras, dinâmicas e estandes de empresas parceiras, para a disseminação de conteúdo educativo, provocativo e que promova a integração, pois somente o ato de informar não costuma ser suficiente para causar uma reflexão profunda entre os trabalhadores. É preciso desenvolver os temas com conteúdo e criatividade", ressalta Valciria Francine, secretária CIPA INFRAERO BRASÍLIA Gestão 2016-2017.

Segundo Valciria, os membros da CIPA INFRAERO BRASILIA têm se dedicado a transformar a SIPAT em um evento cada vez mais atrativo aos empregados, "a fim de que cumpra seu papel como ação de prevenção, por meio da orientação e conscientização sobre saúde e segurança para os empregados, fazendo-os refletir sobre seu comportamento em relação aos riscos na empresa e em suas condutas, bem como aspectos relacionados a bem-estar e qualidade de vida".

Para ela, "a parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida tem sido crucial na disponibilização aos empregados de informações corretas e atualizadas sobre os cuidados com a saúde e na consolidação do conhecimento dos empregados sobre as ações que devem adotar para a prevenção de doenças graves, como o câncer de próstata, no caso dos homens, e das cardiopatias, que têm afetado cada dia mais a população".

Instituto presente ajudando na prevenção

"A gestão socialmente responsável da Infraero tem sintonia com a missão do Instituto Lado a Lado pela Vida, de transformar a sociedade por meio de ações concretas. Por isso, a parceria com a Infraero é essencial para que o Instituto possa expandir suas campanhas e levar informações ao maior número de pessoas", ressalta Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado.

O Instituto participa deste evento atuando de diversas formas. Nos dias 6 e 7 em um estande do Lado a Lado os participantes aprendem sobre doenças cardiovasculares, câncer de próstata, saúde do homem, tumores femininos e incontinência urinária, entre outros temas, recebendo materiais das campanhas Siga seu Coração, Novembro Azul, Vencer com Autoestima e Xi Escapou,

O cardiologista Leandro Richa Valim representa o Lado a Lado pela Vida e apresenta a palestra Prevenção do colesterol e cardiopatias aos participantes do evento. Dr. Leandro, coordenador do Serviço de Cardiologia do Hospital Brasília, ensina sobre fatores de risco para as doenças cardiovasculares, alimentos amigos do coração, importância dos hábitos alimentares e das atividades físicas, colesterol bom e ruim, colesterol genético, alimentos que ajudam a manter o bom colesterol e a ação dos exercícios físicos no controle do colesterol.

O médico também explica sobre o que se deve observar para saber se está bem ou não para fazer um check-up, que especialistas procurar e dados sobre exames que devem ser feitos, além de ações para manter a boa saúde.

Considerando a importância da prática de atividades física para a prevenção de diversas doenças e manter uma boa saúde, o Instituto Lado a Lado preparou um material especialmente para o evento, com informações da empresária e profissional de Educação Física, presidente do Sindicato das Academias do Distrito Federal - SINDAC/DF, Thais Yeleni. O material, que explica através de dicas simples como começar um programa de atividades físicas, ficará disponibilizado para os colaboradores da Infraero.

Uma equipe com profissionais e estudantes da parceira do Instituto Lado a Lado, Campos Oliveira ensino em saúde, estará no estande, nos dias 6 e 7, ajudando a identificar fatores de risco entre os participantes, com aferição de pressão arterial, circunferência e levantamento de perfil para dar suporte às ações de saúde da Infraero. A equipe, com mais de 10 integrantes, tem a supervisão das proprietárias da Campos Oliveira, Lorena Campos e Euni Oliveira.

Para Lorena Campos, a parceria com o Instituto tem sido uma grande oportunidade de contribuir com prevenção, ações de saúde. "Vemos em saúde muitas ações intervencionistas e poucas de prevenção. Como acreditamos que prevenção é o caminho, nos identificamos com o Instituto e abraçamos a causa".

 

Programação

 

Segue o quadro de programação das atividades do evento.

 

Horário

Dia 06/06

Terça

Dia 07/06

Quarta

Dia 08/06

Quinta

Dia 09/06

Sexta

09h

às

09:40

Abertura

Pilates

Zumba

Encerramento

10h

às

11h30

Prevenção do Colesterol e Cardiopatias

Preservação Auditiva

 

Respiração Correta

Dietas da Moda

Saúde Mental no Trabalho

14h

às

15h30

Krav Magá

Comunicação e Convivência

 

Torneio de Xadrez

Preservação da coluna

 

Forró laboral

Sorteio e distribuição dos brindes

 

 

 

Há ainda a programação dos expositores, estandes com empresas de serviços de saúde e parceiros da INFRAERO, do SINA, ANEI e INFRAPREV, funcionando das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16 horas.  Participam como expositores: Instituto Lado a Lado pela Vida, Sabin, Clínica Septo, Ceol - Clínica de Otorrinoralingologista, Conselho Regional de Psicologia, Poupex, Drogasil, Espaço Laser, MS Paris, Medicina da Visão, Hospital Pacini Oftalmologia, Oftalmo Brasília, ICB Oftalmologia, Método Supera, Ipog, Óticas Brasiliense, Ótica Focaliza, Reabilitação Anchieta, Infraprev, Master Clin, Montreal Turismo, Ludmilla Guimarães, Café Caramelo, Circo do Livro, Gizele Cosméticos, Herbalife, Jeunesse, Mary Kay e Meu Trintão.

Tem também mostra de produtos artesanais com empregados da Infraero e pessoas indicadas por eles para apresentar seus talentos.

 

Veja  aqui  mais imagens da ação.