"O pacto é de todos", convoca Marlene Oliveira no Fórum Ser Homem

"O pacto é de todos", convoca Marlene Oliveira no Fórum Ser Homem

"O pacto é de todos. Não só do Instituto Lado a Lado". Com essa frase Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, ressaltou a importância da união, dentro do painel "Um pacto de todos para a construção de uma linha de cuidados para a saúde do homem, centrada no acolhimento diferenciado". O debate fez parte do II Fórum Ser Homem no Brasil realizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida nesta segunda-feira, dia 7, no Auditório Antônio Carlos Magalhães, no Senado Federal.

Renata Gomes Soares, da Coordenação Nacional de Saúde do Homem CNSH/DAPES/SAS/MS, afirmou que a coordenação está aberta ao debate e já começou a conversa na busca de alternativas em conjunto.

O médico urologista Aguinaldo Nardi acredita que deve sair desse fórum uma perspectiva grande de confeccionar alguma proposta de colaboração e investimento na linha de cuidados para o câncer de próstata. "Isso demanda tempo e vontade, para que se construa um país melhor. Demanda união da sociedade. A união de todos é possível e factível para que nossos filhos e netos tenham uma vida melhores".

"Já iniciamos diálogo com Ministério da Educação. Acreditamos que esse diálogo tem que ser estabelecido e definir como podemos levar informações de saúde para dentro da educação", explica a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida.

Sobre o Núcleo de Advocacy do Instituto Lado a Lado pela Vida

O Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou uma abordagem pioneira sobre a saúde do homem no Brasil, em 2008, quando criou a campanha Um Toque, Um Drible. Em 2011 nasceu a Campanha Nacional Novembro Azul, que tem a missão de alertar os homens sobre a prevenção do câncer de próstata. Em sua 5ª edição com abrangência nacional, a campanha continua crescendo em todo o país.

Além do tema Saúde do Homem, o Instituto Lado a Lado pela Vida também lidera no país, uma discussão acerca das doenças cardiovasculares, que este ano, terá a realização do II Fórum Siga seu Coração, no dia 13 de dezembro, em Brasília, com o apoio do Senado Federal.

Outro tema que também vem sendo trabalhado dentro do Núcleo é a segurança medicamentosa do paciente com doença crônica. Para ampliar a discussão sobre este assunto, será realizado o I Fórum Segurança Medicamentosa do Paciente, no dia 29 de novembro de 2016, em Brasília. Dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida este ano levantou importantes pontos que impactam a segurança medicamentosa do paciente e que merecem ser amplamente discutidos com a participação de todos os envolvidos neste processo.