Instituto lança Guia de Conscientização sobre Câncer de Pulmão

Instituto lança Guia de Conscientização sobre Câncer de Pulmão

Quanto tempo vale a sua saúde? Separar uns minutos do dia para se informar pode ser a sua chance de se ajudar e ajudar pessoas próximas. Em uma pesquisa do Data Folha, 61% dos entrevistados se consideram mal informados ou mais ou menos informados sobre o câncer de pulmão.

Por se tratar de uma doença silenciosa e com sintomas similares a outras patologias, pode ser muito difícil chegar ao diagnóstico no início da doença, questão fundamental para o sucesso do tratamento. Por isso, o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou o Guia de Conscientização sobre o Câncer de Pulmão .

São 8 capítulos em 32 páginas com definição da doença, sintomas, fatores de risco e muita informação para esclarecer um pouco mais sobre esse tipo de câncer, que é o que mais mata em todo o mundo.

No Brasil, estão previstos mais de 28 mil novos casos de câncer de pulmão para 2016, a maioria ainda em homens com 17.330 e 10.890 diagnósticos em mulheres. No grupo feminino, está à frente do câncer de mama na relação de incidência com mais de 1,8 milhão de casos.

Na luta contra o câncer de pulmão

O Instituto Lado a Lado pela Vida já atua na área de prevenção do câncer de pulmão com a informação em suas mídias e abordou o tema de maneira inécida com a realização do workshop "Câncer de pulmão: um novo olhar para as causas e possibilidades de tratamento" , realizado em maio deste ano.

Com a participação de vários especialistas como oncologista, pneumologista, pesquisadora ambiental, entre outros, o evento mostrou que existem muitos fatores para o desenvolvimento da doença, como poluição ambiental e o gás tóxico radônio.