Instituto Lado a Lado pela Vida lança ação "Visto Azul Pelo Meu Pai"

Instituto Lado a Lado pela Vida lança ação "Visto Azul Pelo Meu Pai"

A ação tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a prevenção do câncer de próstata, tendo como figura principal o pai. O câncer de próstata é o primeiro colocado em incidência e mortes no Brasil, segundo a OMS. Mas quando uma pessoa fica doente, toda a família adoece junto. O impacto emocional, social e econômico reflete em todo o círculo familiar.

Com a ação "Visto Azul Pelo Meu Pai" todos serão convidados a quebrar barreiras, incentivar o exame preventivo e vestir azul por aquela pessoa que mais amam.

Danieli Junco conhece bem o impacto que uma doença como essa pode causar. Com a morte do pai, aos 14 anos, Danieli conta que ainda não entendia o significado do que estava acontecendo. Com sua mãe, uma irmã, 12, e um irmão, 5, Danieli se viu junto à família perder o pai em apenas 6 meses.

"Descobrimos a doença em estágio muito avançado e só porque minha mãe levou ele no médico. Ele já tinha sintomas, mas acredito que não nos contava por vergonha e por falta de conhecimento", conta Danieli que viu o pai, um policial militar com uma vida ativa, morrer aos 48 anos por causa do câncer.

Ela lembra que toda a situação abalou muito a família. "Sofri um processo de culpa muito grande. Como era a mais velha, usufrui de uma vida tranquila, mas meus irmãos, não. Depois disso, tivemos que sair de casa, meus irmãos saíram do colégio particular. Enfim, você perde a pessoa que é o seu centro e tudo fica abalado".

Danieli e sua irmã Micheli também estão no simpósio do dia 28 do Instituto Lado a Lado pela Vida para falar sobre o impacto do câncer de próstata na família e, principalmente, nos filhos. "Dói falar nesse assunto, mas espero que isso modifique algo em minha volta. Meu marido assistiu uma gravação que fiz e chorou ao me ver contar tudo. Tenho certeza que mudei algo nele e quero fazer o mesmo pelo meu filho", afirma Danieli.

TJCC

A 3ª edição do Congresso acontece nos dias 27 e 28 de setembro no Centro de Eventos do WTC, em São Paulo, capital. O movimento reúne as principais instituições e profissionais da área da saúde, além de pacientes e interessados no tema.

O Instituto Lado a Lado pela Vida é parte integrante como Membro do Conselho Consultivo desde sua 1ª edição e traz dois painéis durante o evento deste ano. Acompanhe as novidades e mais detalhes através do portal www.ladoaladopelavida.org.br e na fanpage www.facebook.com/institutoladoaladopelavida .