Instituto Lado a Lado é convidado a participar de simpósio sobre biossimilares

Instituto Lado a Lado é convidado a participar de simpósio sobre biossimilares

O Instituto Lado a Lado pela Vida teve a honra de participar do simpósio "Biossimilares: ampliando acesso a tratamentos de alto custo", organizado pela Global Colon Cancer Association (GCCA), na 3ª edição do Congresso TJCC.

Entre as muitas atividades dentro do evento, o Instituto apresentou seu trabalho que também envolve a discussão sobre a oferta de medicamentos a pacientes da rede pública e privada em tratamento oncológico, representado pela gerente de marketing Carolina Pugliesi.

O biossimilar já vem sendo discutido no Brasil e é preciso compreender a diferença entre o genérico, similar e biossimilar. Como um produto ainda novo para pacientes, o painel abordou a importância da transparência e do empoderamento do paciente em conhecer os componentes do seu tratamento e em qual categoria se encaixam.

Representantes de outras instituições também estiveram presentes nesse importante painel, entre eles: Rony Schaffel, professor da faculdade de medicina e coordenador de iniciação científica da UFRJ, Stephen Stefani, diretor do Instituto de Avaliação de Tecnologia em Oncologia do Hospital do Câncer Mãe de Deus, e Tiago Matos, diretor jurídico e coordenador do Núcleo de Advocacy do Instituto Oncoguia.