II Workshop sobre Câncer de Pulmão

II Workshop sobre Câncer de Pulmão

O aumento nos números de câncer de pulmão - especialmente entre não fumantes - faz crescer a preocupação e a reflexão sobre as causas da doença além do tabagismo. Por isso, o Instituto Lado a Lado pela Vida promoveu dia 31 de maio de 2016, Dia Mundial de Combate ao Fumo, o I Workshop Lado a Lado Câncer de Pulmão - Um novo olhar para as causas e possibilidades de tratamento. Ocasião em que 45 participantes interessados estiveram presentes e contribuíram para a construção de um novo olhar sobre a doença.

O Câncer de pulmão continua com uma grande incidência, sendo uma doença silenciosa e sem sintomas importantes no início, o que ocasiona a chegada do paciente ao diagnóstico, na maioria das vezes, em estágio metastático. O tabaco é apontado como o grande causador deste tipo de câncer, mas diferente do que se pensa, muitos casos de câncer de pulmão não tabaco vem crescendo e os especialistas têm se dedicado a estudar mais de perto esta ocorrência.

Para continuar debatendo este importante tema - Um novo olhar sobre o Câncer de Pulmão, o Instituto reunirá um renomado grupo de especialistas de diversas áreas, sob a moderação do oncologista Marcelo Cruz para fomentar o debate e apontar caminhos para as melhores opções de tratamento da doença. Entender de que forma o câncer não tabaco se origina e as causas que ninguém aborda, como o gás Radônio e a poluição ambiental, é de extrema importância para se traçar estratégias para se iniciar uma discussão ainda mais ampla no campo da prevenção.