I Workshop Câncer de Pulmão

I Workshop Câncer de Pulmão

O aumento nos números de câncer de pulmão - especialmente entre não fumantes - faz crescer a preocupação e a reflexão sobre as causas da doença além do tabagismo. Por isso, o Instituto Lado a Lado pela Vida promove no dia 31, Dia Mundial de Combate ao Fumo, o I Workshop Lado a Lado Câncer de Pulmão - Um novo olhar para as causas e possibilidades de tratamento.

"Temos estudos internacionais recentes que mostram o aumento do câncer de pulmão entre os não tabagistas", alerta o médico oncologista titular e coordenador do Serviço de Segunda Opinião em Oncologia do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes Hospital São José - Beneficência Portuguesa de São Paulo. "Nos Estados Unidos, ficava na ordem de 8 a 9% dos casos. Agora chega a 20% de não fumantes com a doença".

Além das questões que envolvem o fumante passivo e a poluição ambiental, o médico chama atenção para a exposição ao gás radônio (que se origina do decaimento do urânio), que pode estar presente dentro dos ambientes, inclusive em residências de áreas de risco. Dr. Marcelo Cruz avisa que "de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, o radônio é a segunda causa para o desenvolvimento de câncer do pulmão, só ficando atrás do cigarro - e é a primeira causa entre não-tabagistas".

O médico alerta que conhecer esses e outros fatores é fundamental não só para criação de campanhas educacionais, mas para reverter o quadro. Para o Dr. Marcelo Cruz, é essencial entender o tamanho do problema nas diversas áreas do país, já que existem poucos estudos. "O primeiro passo é rastrear onde estão as áreas de risco e ver com autoridades o que fazer. Não queremos somente apontar o problema, mas criar soluções".