I Fórum Segurança Medicamentosa

I Fórum Segurança Medicamentosa

O Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria estratégica com a CLAPBIO - Centro Latino Americano de Pesquisas em Biológicos, realiza no dia 29 de novembro o I Fórum Segurança Medicamentosa do Paciente no Brasil - Um novo olhar sobre a Farmacovigilância, em Brasília. O evento faz parte das ações do Núcleo de Advocacy do Instituto onde um dos temas trabalhados é a Segurança Medicamentosa do Paciente em tratamento das doenças crônicas.

No Brasil, as DCNTs são a causa de aproximadamente 74% das mortes*. São entendidas como doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs): diabetes, cardiovascular, doenças respiratórias e câncer.

O Fórum tem o apoio da Universidade de Brasília / Faculdade de Ciências da Saúde (UNB / FS), Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Medicina (ABLAM), Academia Nacional de Farmácia e Conselho Regional de Farmácia do DF, para reunir profissionais da saúde, parlamentares, representantes do Ministério da Saúde, pacientes, associações de pacientes, agências regulatórias, entre outros players.

Os temas: "O cenário atual da segurança medicamentosa do paciente - sistema público e privado"; "Um novo olhar sobre a Farmacovigilância e sua importância no contexto da segurança medicamentosa do paciente"; "A grade curricular para a educação dos profissionais da saúde está em linha com as necessidades atuais em saúde para a segurança medicamentosa do paciente?" e a "A educação em saúde para os pacientes e os desafios para atingir esta enorme população. Como atuar para a informação chegar para todos?" servirão para fomentar o debate e ao final, construirmos propostas para um novo cenário de segurança medicamentosa para o paciente no Brasil.