Fórum Promove Debate No Coração Político Do Brasil

Fórum Promove Debate No Coração Político Do Brasil

No Dia Mundial do Coração, 29 de setembro, o Instituto Lado a Lado pela Vida mobilizou parlamentares e comunidade médica em torno do 1º Fórum sobre as Doenças Cardiovasculares no Brasil.

Uma série de especialistas renomados integraram as mesas de discussões sobre o panorama da saúde do coração dos brasileiros, a adesão aos tratamentos e o comportamento com relação às doenças cardiovasculares, entre outros temas.

"As pessoas ainda acham que o câncer mata mais que as doenças do coração. Precisamos informar e promover uma maior cuidado com a saúde cardiovascular", afirmou o médico Álvaro Avezum sobre a realização do Fórum.

O evento aconteceu em Brasília, no Senado Federal, como parte da programação do Setembro Vermelho promovida pela campanha Siga seu Coração e Tome uma Atitude.

180 participantes

Entre os médicos convidados estavam os cardiologistas Marcelo Sampaio, Álvaro Avezum, Marcelo Queiroga, Luiz Bortolotto, Ricardo Pavanello e Andrei Sposito, além da nutricionista Sueli Rosa Gama que fez um alerta sobre os dados da obesidade no Brasil.

O Fórum contou ainda com representantes do Ministério da Saúde e operadoras privadas e com a presença da senadora Ana Amélia Lemos e dos deputados federais Jorge Silva, Luiz Henrique Mandetta e Carmen Zanotto, somando 180 participantes e 13 palestrantes.

Resultados

  • Construção de um documento de entendimento da Sociedade Civil sobre as doenças cardiovasculares, com recomendações que serão diretrizes para o trabalho do Instituto junto ao Ministério da Saúde.
  • Promover a discussão sobre as doenças do coração no cenário nacional e a criação de uma agenda anual de ações e propostas em benefício da população.