Campanha 2016 Fórum Lança Novo Olhar Sobre A Saúde Do Homem E Promove Debate Em Brasília

Campanha 2016 Fórum Lança Novo Olhar Sobre A Saúde Do Homem E Promove Debate Em Brasília

O Instituto Lado a Lado pela Vida levou o debate sobre a saúde do homem para o centro do poder em Brasília, com a realização do II Fórum Ser Homem no Brasil, no Auditório Antônio Carlos Magalhães, no Senado Federal. Com o tema "Um novo olhar sobre a saúde, acesso e tratamento ao homem com câncer", o evento reuniu médicos, profissionais de saúde e representantes do Poder Público. O fórum foi transmitido ao vivo pela TV Senado.

Um dos destaques da programação foi a discussão sobre estratégias para prevenir os tumores masculinos no país. A senadora Ana Amélia Lemos ressaltou a importância do Novembro Azul neste quesito, promovendo ações que levam a informação a um grande número de pessoas em todo o Brasil.

Renata Gomes Soares, que representou a Coordenação Nacional de Saúde do Homem, do Ministério da Saúde, falou sobre os desafios enfrentados pelo Ministério para conscientizar os homens sobre cuidados com a saúde.

Uma das grandes preocupações dos pacientes, o prazo de revisão para incorporação de novas drogas para câncer de próstata, também esteve na pauta da discussão com representantes da Agência Nacional de Saúde (ANS) e da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sus (Conitec). Eles explicaram aos participantes os trâmites que envolvem o processo e responderam a questões sobre alternativas que podem promover mais agilidade.

Além de estimular o debate, o Instituto Lado a Lado pretende levar a discussão adiante para que as ideias e temas abordados no evento ajudem a transformar a realidade da saúde do homem no País. "Todos os debates do fórum foram registrados e vão se transformar em um documento para a promoção de mudanças", avisa a presidente do Instituto, Marlene Oliveira.

As informações também servirão de base para nortear as estratégias do Instituto na disseminação de informações para prevenção e cuidados na saúde do homem em sua campanha Novembro Azul, que esse ano passou a tratar não só o câncer de próstata, mas da saúde integral do homem, durante todo o ano, com o mote De Novembro a Novembro Azul.