Avanços no tratamento de câncer, novas tecnologias e suporte ao paciente em discussão no Senado Federal

Avanços no tratamento de câncer, novas tecnologias e suporte ao paciente em discussão no Senado Federal

A assistência oncológica desde o acesso do paciente, a qualidade das tecnologias oferecidas, os avanços no tratamento e os direitos dos pacientes são alguns dos temas que estarão em debate no II Fórum Nacional sobre Câncer: Avanços no tratamento, tecnologia e suporte ao paciente. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, será realizado no dia 25 de maio, das 9 horas às 13 horas, no auditório do Interlegis, no Senado Federal.

A presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, será moderadora da mesa técnica com os temas: o câncer no Brasil - cenário atual; avanços e desafios nas políticas de controle e tratamento; registro de medicamentos oncológicos; o que se fala sobre tumores raros no Brasil? Uma reflexão sobre o tema à luz das políticas em saúde; e suporte ao paciente com câncer.

O Fórum reúne gestores públicos, instituições acadêmicas, iniciativa privada, terceiro setor e sociedade civil.

O evento é gratuito e os interessados em participar podem se inscrever em www.acaoresponsavel.org.br . Será transmitido ao vivo pelo site: https://goo.gl/P4oe2g

Panorama

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2030 os casos de câncer tenham um aumento em torno de 50%, isto é, cerca de 22 milhões de novos casos da doença. Atualmente, mais de 32 milhões vivem com a doença no mundo.

No Brasil, o câncer representa a terceira causa de óbito, atrás apenas das doenças cardiovasculares e de causas externas (morte por violência, acidente de trânsito, etc.). A estimativa do INCA para o Brasil, biênio 2016-2017, aponta a ocorrência de 600 mil casos novos de câncer.

Serviço: II Fórum Nacional sobre Câncer: Avanços no tratamento, tecnologia e suporte ao paciente

Data: 25 de maio de 2017, a partir das 9h

Local: Senado Federal - auditório Senador Antonio Carlos Magalhães no Interlegis, Brasília-DF

Realização e Coordenação: Instituto Brasileiro de Ação Responsável

Instituições Parceiras: Congresso Nacional; Ministério da Saúde; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD; Agência Íntegra Brasil e Interlegis

Patrocínio: AstraZeneca, Lilly, MSD Invenções para a Vida

Inscrições gratuitas: www.acaoresponsavel.org.br