Agenda Estratégica em Brasília foca a saúde do coração

Agenda Estratégica em Brasília foca a saúde do coração

Diabetes, drogas e álcool, estresse, hipertensão, obesidade, tabagismo e colesterol estão na lista dos fatores de risco para se desenvolver uma doença cardiovascular.

Atento a este cenário, o Instituto Lado a Lado pela Vida tomou para si esta causa e esteve em Brasília para articular importantes contatos, fundamentais para o trabalho de Advocacy que a entidade vem desenvolvendo desde 2015, tendo como foco as doenças cardiovasculares.

Na pauta, uma reunião com a Presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, Conceição Sampaio, para tratar de uma audiência pública focada nas doenças cardiovasculares, agendada para setembro, no Dia Mundial do Coração.

Sem dúvida, um importante passo para avançar em uma ampla discussão que possa caminhar uma possível revisão do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, criado pelo Ministério da Saúde em 2011.

Colesterol alto e hipercolesterolemia familiar

O colesterol alto e a hipercolesterolemia familiar (HF) são algumas das principais causas de doenças cardiovasculares. Por isso, esses itens estão na pauta do trabalho de advocacy que vem sendo desenvolvido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida.

O tema é um dos focos de discussão e estará presente na audiência pública e no II Fórum Siga seu Coração, programado para 20 de setembro, em Brasília.

Considerando os índices da Sociedade Brasileira de Cardiologia com mau colesterol (LDL), que atinge 40% da população adulta e 20% dos jovens, podemos destacar pacientes que se encontram em situação de risco ainda maior: são aqueles que têm hipercolesterolemia familiar.

A HF é um tipo de colesterol alto que vem de família e que, segundo a SBC, atinge cerca de 300 mil brasileiros, sendo que apenas 3 mil já tiveram a doença detectada.

Outro desafio assumido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida é a saúde do homem. Confira aqui o que está em discussão e as ações em pauta.