Saiba o que é a técnica Low Poo e para que tipo de cabelo é indicada

Saiba o que é a técnica Low Poo e para que tipo de cabelo é indicada

Uma técnica de cuidados com os cabelos que ficou famosa no exterior também tem feito sucesso aqui no Brasil. Conhecido como Low-Poo (ou pouco xampu), esse método de lavagem capilar se propõe a cuidar dos cabelos de forma mais natural possível, com o mínimo de produtos químicos.

A principal ideia é evitar o uso dos xampus tradicionais, que têm grandes quantidades de sulfato agressivo, um agente altamente limpante responsável por fazer espuma na hora da lavagem. Embora faça a limpeza, essa substância traz duas consequências: para quem tem cabelo oleoso estimula ainda mais a produção de óleo; para os cabelos cacheados têm um efeito contrário, ressecando o fio.

A prática também veta substâncias como derivados de petróleo e silicones fortes, presentes na maioria dos cosméticos. Esses componentes formam uma capa no fio - chamado 'filme protetor' - que, com o tempo, dificulta a absorção de substâncias necessárias ao cabelo.

Todos os tipos de cabelo têm resultados positivos com a técnica, mas os cacheados são os que mais se beneficiam. Quem adota a técnica, substitui o xampu tradicional por condicionadores com uma pequena proporção de xampu e componentes leves - como bálsamos limpantes suaves. Esse tipo de lavagem, chamada co-wash, limpa e hidrata ao mesmo tempo.

Meio ambiente

Algumas das substâncias presentes nos xampus têm função detergente. Esses produtos, quando despejados no ambiente, em rios e corpos d'água, provocam a eutrofização, que consiste na concentração de matéria orgânica na superfície das águas, impedindo a passagem de luz solar e prejudicando a biodiversidade aquática.