LAL destaca prevenção e promoção da Saúde em mutirão em Montes Claros

LAL destaca prevenção e promoção da Saúde em mutirão em Montes Claros

Equipe do Instituto orienta população sobre prevenção e promoção da Saúde e realiza pesquisa sobre doenças crônicas e cardiovasculares 


O Instituto Lado a Lado pela Vida participa nesta sexta-feira (12) do 9ª Mutirão de Prevenção ao Câncer em Montes Claros, Minas Gerais, orientando a população local sobre a importância da prevenção e da promoção da Saúde. A ação acontece na Praça Doutor Carlos Versiani, até as 17h, e é realizada pela Associação Presente de Apoio aos Pacientes Carentes com Câncer - Pe. Tiãozinho, cuja fundadora e presidente é a médica oncologista e paliativista Priscila Bernardina Miranda Soares, que é também membro do Comitê Científico do LAL.

"O Instituto Lado a Lado veio até Montes Claros disseminar o conhecimento de qualidade que possui em relação à prevenção ao câncer e às doenças cardiovasculares. Além de podermos multiplicar o conhecimento, o contato com a população nos dá informações sobre as necessidades da população e vamos usá-las em futuras ações", contou Maria Teresa Sedlmayer, coordenadora do Núcleo de Apoio ao Paciente do LAL.

Além da distribuição de material informativo, o Instituto orienta a população que participa do mutirão sobre prevenção e promoção da saúde, com destaque para as doenças cardiovasculares e obesidade. As pessoas que passam pela tenda do Instituto estão sendo apresentadas a plataforma de apoio ClickCâncer, desenvolvida para ajudar pacientes e familiares.

Os profissionais do LAL realizam também uma pesquisa sobre os riscos cardiovasculares com a população. "A aplicação da pesquisa mostrou que há muita gente de cidades vizinhas e que a população enfrenta dificuldades de acesso aos exames. Também notamos que a maioria dos presentes não sabe o que é doença crônica. Eles não têm informações sobre a repercussão que elas têm na qualidade de vida e sobre a repercussão que elas têm no câncer", destacou a coordenadora do LAL.

Segundo Maria Teresa, a população está sendo receptiva com a equipe e agradece o trabalho que vem sendo realizado pelo Instituto Lado a Lado na conscientização sobre a Saúde. Para Davina Tolentino Dias, moradora da cidade de Montes Claros, o trabalho realizado pelos profissionais do LAL é fundamental. "Este trabalho é essencial. Eu mesma tinha medo de saber sobre câncer e hoje eu estou aqui me informando e me cuidando. É muito importante se cuidar porque tem gente que demora e quando descobre já é tarde demais", afirmou, enquanto esperava para ser atendida em uma das tendas do mutirão.

Para a cozinheira Celeide Silva Lopes, que está pelo segundo ano consecutivo no mutirão, a informação está ligada à qualidade de vida das pessoas.  "O ano passado eu fiz mamografia e prevenção. Este ano estou aqui para passar com um dermatologista. Esta ação da Associação Presente é muito importante porque através dela recebemos informação e fazemos prevenção. Às vezes, temos algo pequeno e por medo não procuramos ajuda e, quando vemos, a situação já está pior. Com informação, temos mais qualidade de vida", afirmou durante conversa com a equipe do Instituto Lado a Lado.

A participação do LAL no 9º Mutirão agrega valor à ação da Associação Presente e demonstra que o instituto está comprometido em atuar com responsabilidade na promoção da Saúde e no diagnóstico precoce do câncer e de doenças cardiovasculares. "A presença do Instituto Lado a Lado pela Vida valida a importância do Mutirão de Prevenção ao Câncer, que tem uma estratégia eficaz e de baixo custo de rastreamento precoce do câncer. O trabalho do Instituto é realizado com muita seriedade e é uma inspiração para todo o país", afirmou a fundadora e presidente da Associação Presente.

O LAL acredita que incentivar o diálogo entre os profissionais da saúde, os pacientes e população brasileira é o caminho para promover mudanças na sociedade. A participação no Mutirão de Prevenção ao Câncer em Montes Claros demonstra que o LAL está comprometido em construir essa mudança. "Saímos de Montes Claros com bastante ideias para futuras parcerias e para que nossa contribuição na próxima edição do mutirão seja ainda melhor. Cumprimos bem nossa missão de compartilhar informações relevantes e de qualidade com a população presente aqui hoje. Lado a Lado somos mais fortes", avaliou a coordenadora do Núcleo de Apoio ao Paciente do Lado a Lado.