Instituto Lado a Lado reforça compromisso com a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer

Instituto Lado a Lado reforça compromisso com a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer

O Instituto Lado a Lado pela Vida reforça seu compromisso com a prevenção e a promoção da saúde, participando de atividades e eventos durante esta semana para marcar o Dia Mundial de Combate ao Câncer (8 de abril). O LAL acredita que a luta contra o câncer passa pela união de associações da sociedade civil, empresas privadas, representantes de órgãos púbicos, dos profissionais de saúde, pacientes e da população em geral.

Nesta terça-feira, 9 de abril, o LAL, representado por Hérika Rodrigues, relações institucionais que está sediada no escritório de Brasília do Lado a Lado pela Vida, acompanhou a Sessão Solene da Câmara Federal em homenagem ao Dia de Combate ao Câncer, realizada a pedido da Deputada Silvia Cristina (PDT/RR), coordenadora da Frente Parlamentar em Prol da Luta Contra o Câncer.

Além disso, o Instituto participa de uma ação promovida até o dia 10 de abril na estação da Luz da linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, em parceria com a ViaQuatro e a ONG Amor Rosa. Com o objetivo de reforçar a importância do diagnóstico precoce de diferentes tipos de cânceres, folhetos informativos sobre tumores femininos (mama, colo de útero e ovários) estão sendo distribuídos pelo LAL.

Instituto Lado a Lado participa de ação no Dia Mundial de Combate ao Câncer na Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo

Enfermeiros do Instituto Lado a Lado ensinam como realizar o autoexame, com uma réplica de uma mama

A ação na Estação da Luz do Metrô conta ainda com uma equipe de enfermeiros, que explica para os interessados, mulheres e homens, como realizar o autoexame, com o uso de uma réplica de uma mama, a Mamamiga. Quem passar por lá, também pode doar mechas de cabelos que serão utilizadas na confecção de perucas destinadas aos pacientes oncológicos. 

Reportagens na mídia

A ação na linha 4-Amarela despertou o interesse dos meios de comunicação locais. Ela foi tema de uma reportagem no telejornal SPTV Primeira edição , da Rede Globo, além de ser noticiada no site do R7 , do Catraca Livre , do Destak e do Portal do Governo de São Paulo . O LAL participou ainda de uma extensa reportagem sobre o Dia Mundial de Combate ao Câncer, veiculado no dia 8 de abril, no canal Rede Vida , com participação da nossa diretora institucional, Denise Blaques e de Monica Chaim, paciente oncológica, que participa de ações de conscientização promovidas pelo Instituto e é um exemplo de superação e uma voz constante no incentivo aos cuidados com a saúde, que incluem os exames clínicos que possibilitam o diagnóstico precoce.