Frente parlamentar da alimentação será lançada na quarta-feira em Brasília

Frente parlamentar da alimentação será lançada na quarta-feira em Brasília

 

A presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, participará do evento de lançamento


Redação LAL - Nesta quarta-feira (29), a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, participa do lançamento da Frente Parlamentar da Alimentação e Saúde, em Brasília, Distrito Federal. Sob coordenação do deputado Evandro Roman (PSD-PR), o grupo é composto por mais de 270 parlamentares do Congresso Nacional, entre deputados e senadores.

O evento de lançamento ocorrerá no restaurante Senac do anexo 4 da Câmara dos Deputados, às 8 horas. Como uma iniciativa suprapartidária, a Frente Parlamentar tem como principais objetivos promover um debate público equilibrado e construir uma agenda sobre políticas e práticas de promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis.

"Nosso empenho é pautado pela recorrência e preocupação, cada vez maior, com a prevalência do excesso de peso e da obesidade que afeta a parcela mais jovem de nossa sociedade. Um retrato da rápida transição demográfica, epidemiológica e nutricional, além de mudanças significativas no padrão de saúde e consumo alimentar da população brasileira", afirma o deputado Evandro Roman.

As taxas de obesidade no mundo triplicaram desde 1975. Em 2016, mais de 1,9 bilhão de adultos (com 18 anos ou mais) estavam com sobrepeso e 650 milhões eram obesos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, 54% da população está acima do peso e, desse valor, a obesidade atinge 18,9%. Entre as crianças de 5 a 9 anos, 33% estão com sobrepeso e 15% são consideradas obesas, segundo dados do Ministério da Saúde.

"Queremos que as pessoas tenham acesso às informações necessárias que garantam escolhas alimentares seguras. A ideia é promover ações de mobilização e conscientização sobre a importância da prática de atividades físicas e orientações para um sono adequado e suficiente para combater a obesidade", finaliza Roman.

Serviço:
Lançamento da Frente Parlamentar Mista de Alimentação e Saúde
Local: Restaurante do Senac - Anexo IV - 10º andar - Câmara dos Deputados
Data: 29/05/2019
Horário: 8h