5 coisas que todo homem deve saber sobre barbear

5 coisas que todo homem deve saber sobre barbear

Barbear de maneira correta não é só uma questão de estética. Os produtos certos e técnicas apropriadas evitam cortes e irritações no rosto, ajudando a manter a saúde da pele. Para os que não são adeptos da barba, deixar rosto sem pelos exige manutenção constante e cuidados especiais. Separamos algumas dicas e truques que vão tornar a tarefa mais fácil e garantir um barbear rente, uniforme e preciso.

 

O preparo

O segredo para evitar a irritação da pele é molhar bastante os pelos antes de passar a lâmina. A água deixa o pelo mais fraco e fácil de cortar. Tomar banho antes de barbear é o ideal para ter certeza que a barba está suficientemente umedecida. Se não for possível, enxágue o rosto e coloque uma toalha molhada por alguns minutos - essa é a técnica dos barbeiros. Outro truque é aplicar sabonetes e cremes de barbear com pincel. Ele vai amolecer, levantar os pelos e até esfoliar a pele.

As ferramentas

Além do pincel, é importante ter um aparelho de barbear de boa qualidade. O ponto principal são as lâminas sempre afiadas. Quando oxidadas, elas irritam a pele e podem provocar pequenos cortes. Independente do número de vezes que você barbeia, é importante mudar a lâmina a cada 5 ou 10 dias. Uma dica é limpar o aparelho com água quente a cada novo uso para remover resquícios de creme e pelos.

A direção certa

Uma lâmina afiada não é suficiente para um barbear perfeito. É preciso obedecer o sentido do crescimento dos pelos para facilitar o corte e deixá-lo o mais rente possível. Por isso, tente 'mapear' o padrão de crescimento da sua barba e passe a lâmina sempre a favor da raiz do pelo. Isso pode ser um pouco demorado, mas só na primeira vez. Acertando a primeira, nas próximas você já saberá o melhor caminho.

O pescoço

Deixe-o por último, para que os folículos umedeçam e fiquem mais fáceis de cortar. Para esticar a pele nessa região, incline o corpo para frente e a cabeça um pouco para trás. Use a mão para esticar ainda mais a pele do pescoço na direção em que passará a lâmina.

A finalização

Enxágue o rosto com água fria depois de barbear. No preparo, o recomendado é água morna, para abrir os poros. Já na finalização usa-se a fria para ter o efeito contrário. Fechando os poros, a água fria impede que as impurezas penetrem. Por fim, aplique uma loção pós-barba levando em conta o seu tipo de pele.