Turbine a imunidade com receitas à base de vitamina C

Turbine a imunidade com receitas à base de vitamina C

Durante as estações frias é comum que portas e janelas fiquem fechadas por mais tempo para aquecer o ambiente e driblar o frio. Contudo, este hábito colabora para o aumento da circulação de vírus e bactérias, principalmente o Influenza, responsável pela gripe. Além de tentar manter os locais arejados, cuidar da alimentação é importante para que o organismo crie barreiras contra os vírus.

Aumentar o consumo de frutas, legumes e alimentos ricos em vitamina C, nutriente que age na reconstituição dos leucócitos em períodos de queda de resistência, são atitudes simples que reforçam a imunidade. 

A seguir, algumas receitas ricas em vitaminas e nutrientes essenciais. Confira:

SUCO DE FRUTAS VERMELHAS

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de suco de blueberry;
1 xícara (chá) de amoras congeladas;
1 colher (sopa) de biomassa de banana-verde.
 
Modo de preparo: em um liquidificador, coloque duas xícaras (chá) de suco de blueberry. Adicione uma xícara (chá) de amoras congeladas. Coloque uma colher (sopa) de biomassa de banana-verde, bata todos os ingredientes até ficar homogêneo e sirva em seguida. O consumo de biomassa de banana-verde auxilia na melhora do funcionamento intestinal, da digestão e também fortalece a imunidade.

SALADA DE ESPINAFRE

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico;
2 colheres (sopa) de óleo de coco;
1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem;
1 pitada de pimenta-do-reino;
3 xícaras (chá) de folhas frescas de espinafre higienizado;
¼ de xícara (chá) de champignon fatiado;
1 xícara (chá) de tomates-cereja cortados ao meio;
1 pimentão vermelho pequeno cortado em tiras finas (sem as sementes);
1 colher (sopa) de chia em grãos.
 
Modo de preparo: em uma tigela, misture o vinagre balsâmico, o óleo de coco, o azeite de oliva extra virgem e a pimenta do reino. Reservar. Em uma tigela grande, misture o espinafre, o champignon e o pimentão vermelho. Tempero com o molho e salpique os grãos de chia. O óleo de coco é fonte de ácido láurico - nutriente que pode auxiliar no fortalecimento da imunidade.

COZIDO DE LEGUMES COM SHITAKE

Ingredientes:
8 shitakes médios hidratados em fatias;
1 abobrinha com casca ralada;
1 xícara chá de abóbora em cubos;
1 cenoura sem casca em rodelas;
1 cebola média picada;
2 dentes de alho amassados;
1/2 talo de alho-poró em rodelas finas;
1 colher sobremesa de óleo de coco extra virgem;
Salsa picada a gosto;
Sal marinho a gosto;
 
Modo de Preparo: em uma panela, aquecer o óleo de coco, refogar a cebola e o alho, adicionar o alho-poró, a abobrinha, a cenoura e a abóbora. Cozinhar em fogo baixo até ficar al dente. Adicionar o shitake, já hidratado e deixar cozinhar por mais cinco minutos. Acrescentar sal a gosto. Desligar o fogo e acrescentar a salsa. O shitake possui lentinan, uma substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo, auxiliando no fortalecimento da imunidade.